Notícias
ENEM
Liberado acesso aos locais de prova do Enem 2021
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, neste domingo, 21 de novembro, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital. Os portões de acesso aos locais de aplicação foram abertos às 12h (horário de Brasília). Desde as 11h, todas as provas se encontram nos ambientes de realização do Enem. A logística de distribuição começou, pontualmente, às 8h, e teve duração de três horas para concluir a entrega das provas em todo o Brasil.
Os portões dos locais de aplicação serão fechados às 13h, para os participantes começarem a fazer o exame às 13h30. Ao todo, são cinco horas e 30 minutos para os participantes realizarem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. A aplicação termina às 19h para os participantes regulares e às 20h para os que solicitaram atendimento especializado e tiveram o pedido de tempo adicional aprovado.
Prevenção à covid-19 – Como medida de prevenção à covid-19, toda a aplicação seguirá protocolo de biossegurança, que exige o uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova. A retirada da máscara somente será permitida no momento da identificação do participante, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para se alimentar. Os casos previstos na Lei n.º 14.019/ 2020 terão o uso da máscara dispensado, conforme previsto em edital.
O participante também pode levar máscara reserva para trocar durante a aplicação, bem como frasco de álcool líquido ou em gel para higienizar as mãos. Além disso, o Inep recomenda que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo. Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse a Página do Participante
Confira os editais do Enem 2021
Confira as orientações de prevenção à covid-19 para o dia do exame