Notícias
Enem
Leitor de tela é um dos recursos de acessibilidade que podem ser solicitados até 22 de maio
Os participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular têm mais um recurso à disposição para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020: a utilização, durante a prova, de software leitor de tela. O aplicativo converte a prova em voz, com todos os elementos em texto que aparecem na tela do computador. O recurso permite que o participante possa navegar pela prova com mais autonomia, ler a prova na ordem que desejar, repetir a leitura quantas vezes considerar necessário ou retomar uma questão no ponto que escolher. O software disponibilizado será o NVDA, e o sistema, o Dosvox.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) implanta outras melhorias nesta edição do exame, como parte de sua Política de Acessibilidade e Inclusão, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. Todas as necessidades adicionais para fazer as provas foram incorporadas ao atendimento “especializado” (inclusive para gestantes, lactantes e idosos). É importante lembrar que a solicitação de recursos de acessibilidade é voltada para a aplicação da versão impressa do Enem.
Outras novidades do Enem 2020 em acessibilidade
- participantes surdocegos serão atendidos, a partir desta edição, por três guias-intérpretes, que se revezam durante a aplicação
- banca especializada irá corrigir as provas de participantes surdos, portadores de dislexias e autistas
- participante com deficiência visual terá a possibilidade de escrever sua redação em braile e terá as provas corrigidas no Sistema Braile
- tempo adicional de 60 minutos para lactantes que solicitarem atendimento especializado na inscrição, desde que comprovem a necessidade, conforme previsto em edital
O Inep oferece 16 recursos de acessibilidade que estão descritos no edital do Enem impresso, assim como os documentos requisitados para comprovação da necessidade. As solicitações devem ser feitas no ato da inscrição, pela internet, na Página do Participante. Quem teve o laudo médico aceito em 2017, 2018 e 2019 não precisa de novo documento, desde que a solicitação de atendimento seja a mesma desses anos. O prazo para fazer os pedidos vai até 22 de maio. O Enem Digital terá aplicação-piloto e, por isso, não oferece recursos de acessibilidade em 2020.
O participante com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira deve indicar, durante a inscrição, se utiliza aparelho auditivo ou implante coclear, o que dispensa a vistoria nos dias da prova, por parte do aplicador. A medida, adotada em 2019, foi mantida. O Inep publica versões dos editais do Enem traduzidos em Libras desde 2013. Neste ano, a versão em Libras do edital do Enem impresso está disponível no canal do Inep, no YouTube.
Enem em Libras – O Inep está empenhado em estudar e aprimorar o atendimento especializado em suas aplicações. Essa atenção às diferentes necessidades dos participantes com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira é uma preocupação do instituto desde a implementação do exame, há 23 anos. Recursos de acessibilidade como a atuação de tradutores e intérpretes de Libras são oferecidos desde o ano 2000. A videoprova em Libras entrou no conjunto de opções dos participantes a partir de 2017.
Confira a lista de recursos de acessibilidade por tipo de atendimento
- Autismo : tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição.
- Baixavisão : tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, prova ampliada ou superampliada, sala de fácil acesso, leitor de tela.
- Cegueira : tempo adicional, prova em braile, auxílio para leitura, sala de fácil acesso, leitor de tela.
- Deficit de atenção : tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição.
- Deficiência física : tempo adicional, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso, mesa para cadeira de rodas, apoio para pernas e pés, auxílio para leitura.
- Deficiência intelectual : tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso.
- Deficiência auditiva : tempo adicional, tradutor-intérprete de Libras, videoprova em Libras, leitura labial.
- Discalculia : tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição.
- Dislexia : tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição.
- Gestante : sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braços, apoio para pernas e pés.
- Idoso : sala de fácil acesso.
- Lactante : tempo adicional, sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braços, apoio para pernas e pés. É obrigatório levar um acompanhante para cuidar da criança.
- Surdez : tempo adicional, tradutor-intérprete de Libras, videoprova em Libras, leitura labial.
- Surdocegueira : tempo adicional, guia-intérprete, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso, prova em braile ou prova ampliada ou superampliada, leitor de tela.
- Visão monocular : tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, prova em braile ou prova ampliada ou superampliada, sala de fácil acesso, leitor de tela.
Confira o edital do Enem impresso em Libras
Acesse a plataforma Enem em Libras
Assessoria de Comunicação Social do Inep