Notícias
Notícias Enem
Instituto português abre processo de aproveitamento de nota de participantes do exame
Atenção estudantes brasileiros que pretendem frequentar curso de ensino superior fora do Brasil. O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), em Portugal, está com inscrições abertas para a segunda fase do concurso especial dirigido a estudantes internacionais e os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2013 e 2014 também podem se candidatar. O prazo de inscrição vai do dia 17 de agosto a 3 de setembro.
Desde julho, o IPBeja tem acordo firmado com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o aproveitamento dos resultados do exame para o ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos. Na área de exatas, as vagas são para ciências agrárias, engenharia e informática. Em humanas, as opções são para educação, ciências sociais e gestão em turismo, além de artes e multimídia. O processo seletivo contempla também cursos nas áreas de desporto e de saúde.
A instituição de ensino superior estrangeira é especializada em áreas pouco exploradas pelo Brasil, como viticultura e enologia, olivicultura e agropecuária mediterrânea. O IPBeja fica na cidade de Beja, na região do Alentejo, sul de Portugal.
Desde 2014, o Inep tem acordo firmado com universidades portuguesas de Coimbra e Algarve, para aproveitamento dos resultados do exame como forma de ingresso em suas graduações. No início deste ano, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) também acordou com o Inep o acesso à base de dados do Enem para o mesmo fim. Com isso, o IPBeja passa a ser o quarto parceiro internacional que terá acesso aos resultados do Enem para aproveitamento dos participantes do exame.
Confira o valor da inscrição, nota mínima para ingresso e valor da anuidade: IPBeja