Notícias
ENEM
Inscrições para o Enem PPL 2020 terminam sexta (18)
Apenas os órgãos de administração prisional e socioeducativa que firmaram adesão com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão aptos a inscrever participantes no exame. Os inscritos que solicitaram atendimento especializado e tratamento por nome social poderão conferir o resultado do pedido a partir do dia 23 de dezembro.
As unidades deverão garantir a segurança e o sigilo da aplicação do exame. Os locais de prova precisam ter um espaço físico adequado à aplicação — ambiente escolar coberto, silencioso, com iluminação, mesas e cadeiras em condições para a realização do exame.
Após a realização da prova, o responsável pedagógico terá acesso aos resultados obtidos pelos participantes e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para pleitear uma vaga na educação superior. Também ficará a cargo desse colaborador a divulgação das informações sobre o exame aos participantes privados de liberdade.
Os participantes com idade a partir de 18 anos poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Já os menores de 18 anos, que fazem a prova com o intuito de conhecer a avaliação e não possuem ensino médio completo — “treineiros” —, só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.
Enem PPL –
As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A aplicação acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.