Notícias
Enem
Inscrições para o Enem 2019 começam às 10h de segunda-feira, 6 de maio
Nesta segunda-feira, 6 de maio, começam as inscrições para a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sistema Enem será liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) às 10h e ficará disponível até 23h59 do dia 17 de maio. Deve ser considerado o Horário de Brasília - DF. Todos os interessados em fazer o Enem precisam se inscrever, inclusive quem solicitou a isenção da taxa de inscrição. Para os pagantes a taxa de inscrição no valor de R$ 85 deve ser paga até 23 de maio. O sistema de inscrição do Enem 2019 é totalmente novo, mais interativo. Outra novidade é que será solicitada, de forma opcional, o nome do pai e a inclusão de foto.
Até 17 de maio o participante poderá atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de Língua Estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após essa data, nenhuma informação pode ser alterada. As provas serão aplicadas em dois domingos, em 3 e 10 de novembro. O cronograma completo e todas as informações necessárias estão disponíveis no Site do Enem e no Aplicativo do Enem.
Acessibilidade – As solicitações de atendimento especializado e específico, e mais de 13 recursos de acessibilidade, devem ser feitas durante a inscrição. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento aos participantes que comprovarem necessidade. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos deverão informar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear, outra novidade do Enem 2019. As solicitações de atendimento por nome social serão entre 20 e 24 de maio.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). Em 21 edições, já recebeu quase 100 milhões de inscrições. O Enem avalia o desempenho do estudante viabiliza o acesso à Educação Superior – por meio do Sisu, Prouni e Instituições Portuguesas – e a financiamento e apoio estudantil, via Fies. Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O Exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.
Assessoria de Comunicação Social