Notícias
ENEM
Iniciado segundo dia de reaplicação das provas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo, 16 de janeiro, a aplicação das provas do segundo dia de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os participantes terão cinco horas para resolverem questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como de Matemática e suas Tecnologias. O horário final de aplicação do exame é às 18h30. Participantes com atendimento especializado que garante tempo adicional têm até às 19h30 para finalizar as provas.
Além da reaplicação do Enem 2021, também serão aplicadas as provas para os isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade para se inscrever na edição de 2021. Além disso, o Inep aplica o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Os participantes só poderão deixar a sala duas horas após o início da prova, ou seja, às 15h30. Já a saída com o Caderno de Questões será permitida somente a partir das 18h. A única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo é permitido sobre a mesa.
Medidas de prevenção – Durante toda a aplicação, o participante deverá respeitar os protocolos de prevenção contra a covid-19. O uso de máscaras de proteção é obrigatório, cobrindo nariz e boca, desde a entrada até a saída do local de aplicação do exame, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei n.º 14.019, de 2 de julho de 2020.
Reaplicação – As provas são direcionadas ao participante que teve problemas logísticos no dia da aplicação regular do exame. A reaplicação também é realizada para aqueles que apresentaram sintomas ou diagnóstico de doenças infectocontagiosas na véspera ou no dia da prova, conforme previsto em edital.
Enem PPL – As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A única diferença é referente ao local de aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação. O exame é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Confira os editais do Enem 2021