Notícias
ENEM
Iniciado período de indicação de unidades para Enem PPL
A partir desta segunda-feira, 30 de agosto, os responsáveis estaduais indicados pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa podem realizar a indicação das unidades prisionais aptas para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021. O procedimento deve ser realizado por meio do Sistema Enem PPL, até o dia 3 de setembro.
No mesmo período, os responsáveis estaduais também podem realizar o cadastramento de novas unidades prisionais e socioeducativas no sistema do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisará os dados da unidade cadastrada e informará, por meio do Sistema Enem PPL, a aprovação da inclusão de nova unidade.
Responsável pedagógico – Outra atribuição do responsável estadual é a vinculação do responsável pedagógico no Sistema Enem PPL, que também deve ser realizada até 3 de setembro.
O responsável pedagógico será encarregado por acompanhar todas as etapas do exame, desde a inscrição dos interessados em fazer o Enem PPL 2021 até a divulgação dos resultados. Entre as obrigações do responsável pedagógico estão as seguintes atividades: realizar a inscrição dos interessados; solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social para os participantes que precisarem; indicar as salas de provas onde o participante realizará o exame e divulgar as informações sobre o exame aos participantes.
Além disso, cabe ao responsável pedagógico manter, sob sua guarda e sigilo, a senha de acesso ao sistema e os números de inscrição e de Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos participantes. Os dados são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição e para a obtenção dos resultados individuais.
Cronograma – O período de inscrição para o Enem PPL 2021 é de 6 a 17 de setembro. A aplicação das provas ocorrerá nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022.
Enem PPL – As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação. Só podem participar aqueles que assinam Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, por meio de um sistema on-line.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.