Notícias
Notícias Enem
Inep realiza segundo evento para capacitar instituições que irão elaborar itens para o BNI
Teve início ontem, 21 e prossegue até hoje o segundo evento de capacitação para as instituições cadastradas no Banco Nacional de Itens (BNI), para elaborar e revisar as questões que poderão ser utilizadas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realizado em Brasília-DF, o evento qualificará coordenadores de 22 instituições de ensino superior (IES) públicas.
Cada IES selecionada participa da capacitação com até cinco representantes, sendo um coordenador-geral e mais quatro coordenadores, um para cada área do conhecimento avaliado no Enem – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciência da Natureza e suas Tecnologias. O número de inscritos foi definido pela própria IES no momento do cadastro, realizado nos meses de março e abril.
Assim como no primeiro evento, a capacitação aborda a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia estatística usada nas provas; as Matrizes de Referência do exame; a metodologia de elaboração de itens e inclui também exercícios de elaboração e apreciação das questões. Os coordenadores qualificados pela equipe técnica do Inep atuarão como agentes disseminadores das informações recebidas. Caberá a eles capacitar os elaboradores de itens de suas respectivas instituições. Após essa etapa, as IES terão um período para enviarem ao Inep o nome dos professores que participarão do segundo evento de capacitação de revisores.
Antes de serem utilizados na composição de uma prova, os itens serão pré-testados pelo Inep. No pré-teste, os itens são respondidos por uma população semelhante à que de fato fará o exame – no caso do Enem, concluintes do ensino médio. Este procedimento é essencial para que o item seja calibrado de acordo com a TRI, que considera três parâmetros: o grau de dificuldade das questões, de possibilidade de acerto casual e de discriminação dos itens.
O segundo evento de capacitação reuniu representantes de nove universidades estaduais e de 13 instituições federais, entre universidades, Institutos Federais e Centro Federal de Educação Tecnológica. São estas as IES participantes:
- Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro;
- Centro Federal de - Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet-MG;
- Universidade Estadual do Rio de Janeiro;
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná;
- Universidade Federal do Rio Grande;
- Universidade Federal Vales Jequitinhonha e Mucuri;
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro;
- Universidade Federal de Campina Grande;
- Universidade Federal de Lavras;
- Universidade Federal de São Carlos;
- Universidade Federal de Santa Maria;
- Universidade Estadual de Goiás;
- Universidade Estadual de Londrina;
- Universidade Estadual de Piauí;
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho;
- Universidade Estadual de Maringá;
- Universidade Federal do Pará;
- Universidade Federal da Bahia;
- Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- Universidade Federal de Uberlândia;
- Universidade Estadual de Ponta Grossa;
- Universidade Estadual do Oeste Paraná.
O primeiro evento de capacitação foi realizado no início do mês de junho e contou com a participação de 15 instituições federais. Até o final deste ano, todas as 59 instituições inscritas serão capacitadas.
Assessoria de Imprensa Inep/MEC