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Inep publica estudo de exame digital em larga escala
Estudo faz parte do processo de transição progressiva da modalidade de aplicação do Enem realizado em papel para um formato em computador. Créditos: Ascom/Inep.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em seu portal, o “Estudo Técnico para Implementação de Testes Digitais em Larga Escala – Aspectos Pedagógicos e Análise da Percepção de Uso do Sistema”. O relatório documenta e apresenta as medidas adotadas pela Autarquia no desenvolvimento do estudo sobre a aplicação digital do Enem 2020.
Foram consideradas especialmente questões pedagógicas e a percepção de uso do sistema, por meio de teste com 6.342 estudantes do último ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas, em dez capitais brasileiras. As aplicações ocorreram entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019.
O objetivo do teste era conhecer a familiaridade dos estudantes com provas aplicadas em computador e analisar o entendimento deles sobre o uso do sistema de aplicação de provas. A coleta de dados utilizou como instrumento de pesquisa: questionário, respondido no próprio sistema digital, com questões de múltipla escolha e um item de resposta construída acerca da experiência-teste; entrevistas individuais, realizadas após a aplicação do teste; e realização de grupos focais, com no máximo seis participantes.
De acordo com o estudo, a usabilidade do sistema foi considerada fácil, simples e prática. Funcionalidades como a marcação de respostas, o preenchimento automático do cartão-resposta e o mapa de questões foram avaliadas positivamente.
A pesquisa indicou a necessidade de o estudante poder realizar marcações gráficas e escrever comentários na prova, aspectos que, de forma parcial, já estavam presentes no Enem Digital aplicado em janeiro deste ano. Também foi destacada a dificuldade dos alunos na utilização da folha de rascunho para o cálculo de itens na área de ciências exatas e de matemática.
O trabalho também analisou o efeito de cansaço por tipo de prova e coletou informações que permitiram ao Inep adotar parecer favorável à redação manuscrita, apesar de eventuais vantagens do formato digital.
É importante destacar que o estudo faz parte do processo de transição progressiva da modalidade de aplicação do Enem realizado em papel para um formato em computador. A proposta de digitalização do exame se pauta, inicialmente, nas potencialidades da aplicação dos chamados Testes Baseados em Computador (TBC), já utilizados em países como França, Austrália e Itália na realização de avaliações e exames em larga escala.
Enem Digital – Em 2021, o Inep aplicou, pela primeira vez, o Enem Digital. O exame ocorreu nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, em 104 municípios brasileiros, e contou com a estrutura de 4.053 laboratórios de informática. Nessa edição, a inscrição para o formato digital foi opcional.
De forma gradual, o Inep espera implementar, até 2026, duas aplicações do Enem Digital em datas distintas, também opcionais para os participantes. A aplicação regular e a reaplicação em papel serão mantidas.
Enem – Instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o exame.
A aplicação do Enem ocorre em dois domingos. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões, ao todo. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.