Notícias
INSTITUCIONAL
Inep nomeia membros para comissões de assessoramento
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira, 23 de maio, as portarias n.ºs 188 e 191, que designam os membros para as comissões de Assessoramento Técnico-pedagógico em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para exames e avaliações da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb); e de Assessoramento Técnico (CAT), que prestará suporte na realização dos exames e avaliações da educação superior de competência da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes).
Ao todo, foram designados 13 profissionais para a comissão de assessoramento em Libras. Cabe a essa comissão apoiar e subsidiar as distintas fases dos processos de produção de itens e provas acessíveis para o atendimento especializado a pessoas surdas ou com deficiência auditiva, além de adotar medidas voltadas a garantir a acessibilidade de itens do Banco Nacional de Itens (BNI), que comporão as provas dos exames e avaliações, incluindo produção, adequação, tradução, revisão, gravação, edição de videoprova em Libras, entre outras atividades.
Já para a CAT, o Inep designou nove novos membros. As atividades da comissão serão desenvolvidas de acordo com os cronogramas de atividades da Coordenação-Geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), para elaboração dos exames sob responsabilidade da Daes. Entre as atribuições da CAT estão o fornecimento de suporte teórico; a análise técnica e a capacitação para os eventos de formação dos profissionais que subsidiam a elaboração dos exames de avaliação desenvolvidos pela Coordenação-Geral do Enade; revisão e adaptação de itens para os diversos formatos de prova que visam atender às singularidades pedagógicas de estudantes público-alvo da educação especial; desenvolvimento de estudos e relatórios solicitados pela Coordenação-Geral do Enade, entre outras ações.
Confira a Portaria n.º 188/2022
Assessoria de Comunicação Social do Inep