Notícias
Notícias Enem
Índice de comparecimento ao Enem chega a 91%
29 de agosto de 1999
Índice de comparecimento ao Enem chega a 91%
Cerca de 91% dos 346.819 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compareceram às provas, de acordo com balanço preliminar divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.
A abstenção somou 9%, bem abaixo da registrada no ano passado. No primeiro Enem, o índice de faltosos foi de 26,5%.
O balanço completo do Enem, com o número de presentes por local, cidade e estado, será divulgado na terça-feira, em Brasília, pelo ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
O comparecimento foi considerado "excelente" pela presidente do Inep, Maria Helena Guimarães de Castro. "Considerando que o Enem é um exame nacional, realizado em 162 municípios, em 282 locais de provas, e com um número recorde de alunos, o percentual de presentes ao exame é até mais elevado que na maioria dos vestibulares", afirma.
Em dois municípios, Bauru e São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, 100% dos inscritos fizeram as provas. Todos os 3.309 inscritos para fazer o Enem em Bauru e todos os 1.523 inscritos em São Caetano do Sul marcaram presença no exame.
Sem incidentes
Nenhum incidente foi registrado. As únicas queixas foram de alunos que chagaram atrasados aos locais de provas e não puderam prestar o exame.
A presidente do Inep, que junto com o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, visitou locais de provas em São Paulo, na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), disse que "os participantes estavam tranqüilos, sem aquela afobação característica que antecede os vestibulares".
Segundo ela, isso mostra que os alunos compreederam o espírito do Enem. "Eles entenderam que o Enem é diferente das avaliações tradicionais, pois avalia as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da escolaridade básica e não apenas um momento da vida escolar".
Ela acredita, também, que a adesão das universidades ao exame foi um fator determinante para incentivar o aumento das inscrições e o comparecimento às provas. Os resultados do exame serão aceitos por 54 instituições de ensino superior como critério de acesso aos cursos de graduação.
Atendimento
O serviço Fala, Brasil, do Ministério da Educação, atendeu 1.315 telefonemas de alunos, no sábado e no domingo, que ligaram para pedir informações sobre os locais de provas e tirar suas dúvidas sobre o Enem. Nos dois últimos dias, a página do Inep na Internet recebeu 3.597 acessos.
A aplicação do Enem mobilizou mais de 21 mil pessoas: 20.638 fiscais e 1.002 coordenadores. Acompanharam, ainda, a aplicação das provas, 200 observadores externos, ligados às secretarias estaduais de Educação.
Provas e gabaritos do Enem
Os arquivos com as provas e os gabaritos do Enem estão acessíveis na página do Inep na Internet, no seguinte endereço: (www.inep.gov.br/enem).
O arquivo disponível para donwload é o da prova amarela do Enem. As provas do Enem foram elaboradas em quatro versões diferentes, invertendo-se apenas a ordem das questões. Além da cor amarela, as provas foram identificadas nas cores branca, rosa e verde. A página do Inep traz os quatro gabaritos com os resultados das provas.