Notícias
Enem
Identificação facilitada por foto aumenta segurança no Enem 2020
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem uma novidade que acrescenta mais um mecanismo de segurança para o participante: a fotografia pessoal, que virá impressa no Caderno de Respostas da prova em papel ou no computador, no caso do Enem Digital. A aplicação do exame em versão eletrônica será realizada, pela primeira vez, nesta edição, para 100 mil pessoas. O modelo será implementado progressivamente até 2026. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, procura aprimorar seus processos a cada nova edição.
Todos os participantes deverão inserir a sua foto no sistema do Enem durante a inscrição, entre 11 e 22 de maio. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, ressalta que a fotografia facilita a identificação nos dias de provas. “A foto será um dos itens de segurança, na hora da prova, para complementar a identificação do participante”, explicou Lopes. O presidente informou ainda, que, se for o caso, o participante poderá trocar a imagem, mas somente até o fim do período de inscrição.
Especificações da foto – Anexar a fotografia ao formulário de inscrição é simples, porém é preciso ter alguns cuidados para que a imagem facilite a identificação. A foto deve ser atual, individual, colorida e deve mostrar bem o rosto do participante, com nitidez, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). O formato do arquivo pode ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não serão aceitas pelo sistema.
Isenção – Neste ano, devido às medidas de restrição decretadas em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Ministério da Educação e o Inep irão garantir a gratuidade da taxa de inscrição para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, independentemente da solicitação.
Cadastro – Os participantes do Enem 2020 precisam se cadastrar na conta única do Governo Federal, o portal gov.br, cujo acesso pode ser feito pela Página do Participante do Enem. A senha deve ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021.
O Enem Digital será realizado em 22 e 29 de novembro, em cidades de todas as unidades da Federação, listadas no edital do exame. As provas do Enem impresso ocorrem em 1º e 8 de novembro.
Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Os participantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que, ao todo, somam 180 questões, além da redação.
Confira as Perguntas Frequentes do Enem 2020
Crie seu login único para acesso aos serviços do Governo Federal
Assessoria de Comunicação Social