Notícias
ENEM
Guia do Participante esclarece dúvidas sobre nota do Enem
Publicação tem o objetivo de esclarecer as dúvidas dos participantes sobre as notas do Enem. Foto: Reprodução/Inep
Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos participantes sobre as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em seu portal, a atualização do “Guia do Participante – Entenda sua Nota no Enem”. A publicação explica a metodologia de correção das provas do exame, a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
O Guia do Participante tem uma organização didática e está dividido em seis seções: “Calculando a nota”, “Entendendo outros aspectos do modelo de TRI”, “Procedimentos de correção”, “Processo de criação das questões”, “Principais dúvidas sobre a nota do Enem” e “Entendendo tecnicamente a nota da TRI”.
Redação – O Guia do Participante não explica sobre a correção da redação, já que essa prova tem outra metodologia de correção, explicada na Cartilha do Participante, também disponível no portal do Inep.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio é um conjunto de provas que avalia o desempenho individual dos participantes em quatro áreas do conhecimento, a saber: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Além disso, instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.