Notícias
ENEM
Finalizado segundo dia de provas digitais do Enem
O segundo dia de aplicação da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi concluído nas 104 cidades brasileiras onde o exame foi realizado neste domingo, 7 de fevereiro. As provas foram encerradas às 18h30 (horário de Brasília), em todos os locais de aplicação. Como a primeira edição do Enem Digital não teve oferta de atendimento especializado, nenhum participante teve direito a tempo adicional.
Durante cinco horas, os inscritos fizeram provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Os participantes já podem acessar os Cadernos de Questões do exame. Os materiais estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para download e consulta.
Esta foi a primeira edição do exame em que a autarquia ofereceu o exame no formato digital. Ao todo, 96.086 pessoas optaram pela participação na aplicação-piloto, cuja oferta era de 101.100 vagas. Com o adiamento das provas em Manaus (AM) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá (AP), o Inep ofertou a prova para 93.079 participantes. Os 2.896 inscritos do Amazonas e os 111 participantes do local de aplicação da capital amapaense irão participar da reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro.
Adiamento – Os inscritos no Enem 2020 Digital que tiveram o exame adiado foram comunicados da alteração por e-mail e pela Página do Participante. Eles não precisarão solicitar a reaplicação no sistema, visto que já estão confirmados na reaplicação. O novo local será informado posteriormente, também pela Página do Participante, assim como para os inscritos no Enem 2020 do Amazonas (impresso e digital) e dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura (impresso), em Rondônia, que não tiveram as provas aplicadas em função da pandemia de COVID-19.
Reaplicação – O participante afetado por problemas logísticos durante a prova poderá solicitar a reaplicação do exame entre 8 e 12 de fevereiro. Os casos serão julgados, individualmente, pelo Inep. São considerados problemas logísticos, que dão direito à reaplicação, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior: desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante. Quem teve sintomas ou diagnóstico de COVID-19 às vésperas da aplicação e puder comprovar a situação com resultados de exames ou laudo médico também pode solicitar a reaplicação nesta data. A regra também vale para outras doenças infectocontagiosas previstas em edital.