Notícias
Enem
Exame segue fuso oficial de Brasília; confira no seu estado
A menos de uma semana da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça um lembrete aos participantes dos estados da região Norte e Centro-Oeste do país: o exame segue o horário oficial de Brasília. Nos estados do Amazonas (com exceção de 13 municípios), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a abertura dos portões será realizada às 11h e o fechamento às 12h, seguindo o horário local. Já no Acre, os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h, também pelo horário local. No distrito de Fernando de Noronha (PE), que está uma hora à frente do fuso de Brasília, os portões abrem às 13h e fecham às 14h do horário local. Nos demais estados, os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.
O Amazonas conta com uma particularidade. Devido ao tamanho do território, 13 municípios do sudoeste onde haverá aplicação do Enem têm o fuso horário diferente dos demais municípios do estado: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga. A abertura dos portões nessas localidades será às 10h, com fechamento às 11h.
É proibida a entrada do participante, no local de prova, após o fechamento dos portões. “É importante ficar atento com o horário local, caso não seja o mesmo de Brasília”, ressalta o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro. “O participante deve conhecer seu local de prova com antecedência para se precaver quanto ao trânsito e a outros imprevistos que podem acontecer”, reforça o diretor do Inep. “Serão várias pessoas indo para o mesmo local, então, é bom que o estudante conheça o trajeto”, enfatiza.
Abertura dos portões às 10h (horário local), com fechamento às 11h:
Acre
Amazonas - 13 municípios:
- Atalaia do Norte
- Benjamin Constant
- Boca do Acre
- Eirunepé
- Envira
- Guajará
- Ipixuna
- Itamarati
- Jutaí
- Lábrea
- Pauini
- São Paulo de Olivença
- Tabatinga
Abertura dos portões às 11h (horário local), com fechamento às 12h:
- Amazonas (com exceção dos 13 municípios descritos acima)
- Roraima
- Rondônia
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
Abertura de portões às 13h (horário local), com fechamento às 14h:
Pernambuco
- Distrito de Fernando de Noronha
Provas – No primeiro domingo de aplicação do Enem, 3 de novembro, os estudantes terão cinco horas e meia para a realização da prova. Já no segundo domingo, 10 de novembro, serão cinco horas. O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto válido, conforme previsto em edital.
O Inep recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem. O cartão traz as informações pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número de sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento: pelo nome social, específico ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado.
Declaração de Comparecimento – O participante que precisar comprovar sua presença no Enem deve acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso, levado nos dias da prova e entregue ao aplicador na porta da sala do exame. Haverá uma declaração para cada dia de aplicação. Para o primeiro domingo de prova, 3 de novembro, a declaração já está disponível no site. O Inep não fornece comprovante de presença após o dia da prova. A declaração de presença para o segundo domingo de exame, 10 de novembro, ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 4 de novembro.
Matéria com informações atualizadas em 30 de outubro de 2019
Assessoria de Comunicação Social