Notícias
Notícias Enem
Exame bate recorde de inscritos e chega a 9,5 milhões
O número de inscritos no Enem 2014 superou em 21,8% o total de 2013, chegando a 9.519.827. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, neste sábado, 24, em Brasília.
Para o ministro, o crescimento é resultado de novas oportunidades de acesso à educação superior, profissional e técnica, garantidas com a participação no Enem. "O número surpreendeu porque estamos vivendo no país um processo de mudança no imaginário dos jovens em relação à questão educacional", disse Paim.
O estado com mais inscrições foi São Paulo, com 1.476.041, seguido por Minas Gerais, com 1.057.521, Bahia, com 707.835, Rio de Janeiro, com 691.789 e Ceará, com 596.568, estado com maior número de inscritos em relação à população.
"Em todos os estados o número cresceu e isso reflete a percepção de que o Enem abre novas oportunidades e promove a inclusão", destacou o presidente do Inep, Chico Soares.
Inscrições por região
A região Nordeste recebeu 3.062.161 de inscrições, atrás apenas da região Sudeste, com 3.407.684 inscritos. Paim afirmou que a mobilização por educação refletida no número de inscrições no Nordeste, especialmente na Bahia e Ceará, aponta para uma nova visão de futuro. "As pessoas acreditam que podem mudar sua vida pela educação. E isso foi expresso pelo Enem no Nordeste".
Segundo o ministro, o aumento no número de inscrições traz grande responsabilidade ao Ministério da Educação e ao Inep na aplicação do Enem, que cada vez mais exige segurança na logística para garantir a isonomia de todos os estudantes.
Pagamento
A taxa do Enem 2014 deve estar paga até quarta-feira, 28 de maio, para confirmar a inscrição.
As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro (sábado e domingo) em 1.699 municípios.
Confira o número de inscritos por região e por estado.
Assessoria de Comunicação Social