Notícias
ENEM
Enem Digital será aplicado em 104 cidades brasileiras
Os locais que realizarão a aplicação fazem parte da Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA). O Inep realizou um processo seletivo com diferentes etapas para averiguar a presença de requisitos mínimos para aplicar o exame. Para se candidatar, as instituições (públicas e privadas) tiveram de comprovar ter, pelo menos, duas salas ou dois laboratórios de informática com, no mínimo, dez computadores. Os locais foram visitados por equipes técnicas do consórcio aplicador, com a autorização do Inep, para certificar a compatibilidade da estrutura com a aplicação do Enem Digital.
O Inep disponibilizou 101.100 mil inscrições para esse formato do exame. A distribuição das vagas foi feita, entre outros aspectos, com base em informações do Censo Escolar a respeito da disponibilidade de equipamentos tecnológicos nos locais. Pessoas de todas as unidades da Federação puderam se inscrever no exame. O estado de São Paulo tem a maior quantidade de inscritos. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, um dos desafios da primeira edição do Enem Digital será testar a aplicação no interior do Brasil. “Procuramos garantir que todos os estados recebam o exame, que ocorrerá nas capitais, mas também em municípios do interior. Queremos simular como será, no futuro, em cidades menores”, explicou o presidente.
O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, ressaltou que as aplicações ocorrerão em ambientes controlados, assim como na versão impressa do exame. “O Enem Digital será aplicado em locais selecionados pelo Inep, e não na casa do participante. Do mesmo modo que na aplicação impressa, também teremos os fiscais de sala. Além disso, o consórcio aplicador foi em cada local e todas as máquinas foram verificadas do ponto de vista das configurações necessárias para a aplicação do exame e da garantia de infraestrutura”, disse. Cabe destacar, ainda, que todas as salas contarão com um profissional para solucionar questões técnicas, caso seja necessário.
Adiamento – A versão digital do Enem 2020 não será aplicada aos participantes que realizariam as provas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá (AP), nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os 111 inscritos que fariam o exame na instituição realizarão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Esses participantes não precisarão solicitar a reaplicação no sistema, visto que já estão confirmados na nova data. A decisão foi tomada após interdição do IFAP pela Defesa Civil do Amapá, em razão de problemas estruturais nos blocos onde seria aplicado o exame. A aplicação do Enem Digital está confirmada nos outros locais de provas da capital amapaense, para 671 participantes.
Os inscritos no Enem 2020 Digital que tiveram o exame adiado não devem comparecer ao local de provas nos próximos dois domingos, 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Esses participantes foram comunicados da alteração por e-mail e pela Página do Participante. O novo local será informado posteriormente, também pela Página do Participante, assim como para os 167.276 inscritos no Enem 2020 do Amazonas (impresso e digital) e dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura (impresso), em Rondônia, que não tiveram as provas aplicadas em função da pandemia de COVID-19.
Aplicação-piloto – É a primeira vez que o exame terá provas digitais, em aplicação-piloto. A implementação será progressiva, com previsão de se consolidar em 2026. Nesta edição, a inscrição foi opcional. Com isso, os participantes puderam optar entre o modelo digital e a prova em papel. Na primeira aplicação em computador, não haverá a participação dos chamados “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos. Assim, apenas concluintes do ensino médio e pessoas que já concluíram essa etapa de ensino em anos anteriores farão as provas. Também não haverá atendimento especializado nesta edição.
Provas – A aplicação do Enem Digital será presencial. Nesse sentido, as provas não serão aplicadas em casa, a distância ou em computadores particulares. O exame ocorrerá em municípios e locais de prova selecionados pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo do Enem impresso. A estrutura da prova também será igual à da versão impressa. Cabe destacar, ainda, que a redação será feita como no exame em papel e deverá ser escrita à mão.
Medidas preventivas – Os protocolos de prevenção contra a COVID-19 estabelecidos para o Enem 2020 foram definidos, em conjunto, entre o Inep e as empresas contratadas para a aplicação do exame, com base nas principais diretrizes do Ministério da Saúde e de outros órgãos e entidades de referência. Entre as medidas implementadas estão a disponibilização de álcool em gel nas salas e a obrigatoriedade do uso de proteção facial durante a prova. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar infrações. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de prevenção contra o coronavírus, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto em casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.
O Inep capacitou, aproximadamente, 30 mil colaboradores para a aplicação do Enem Digital, entre eles, coordenadores estaduais, municipais e de local, além de supervisores e auxiliares de tecnologia. Todos os computadores utilizados pelos participantes terão uma cabine de proteção e todo o material administrativo, como fichas de ocorrências, termo de eliminação e relatório de aplicação, será preenchido por meio de um aplicativo. Os colaboradores do Enem também deverão possibilitar o máximo de ventilação natural e aeração dos ambientes.
Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O Inep aplicou o Enem 2020 impresso em 17 e 24 de janeiro.
Confira as orientações para o exame
Saiba mais sobre o Enem
Assessoria de Comunicação Social do Inep