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Enem 2004: redação aborda liberdade de informação
Exame foi realizado com tranqüilidade em 608 municípios de todo o País
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2004 teve como tema Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação. A partir de uma charge, de três textos com diferentes análises sobre o papel da mídia e de trechos da Constituição Federal, os participantes tiveram que desenvolver uma dissertação. O Enem foi realizado hoje, 29, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Os participantes também responderam a 63 questões de múltipla escolha. Os cadernos de provas foram apresentados em quatro cores diferentes (amarelo, verde, branco e rosa), sendo que cada caderno trouxe as mesmas questões ordenadas de diferentes formas.
Em Porto Alegre, o ministro da Educação, Tarso Genro, e o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, visitaram o Instituto de Educação General Flores da Cunha, onde 810 alunos estavam inscritos para fazer a prova. Segundo Tarso Genro, o objetivo do Ministério é a ampliação do uso do Exame. Desejamos que o Enem se transforme, cada vez mais, no principal instrumento para o acesso ao ensino superior no País.
Aplicação do exame A realização do Enem transcorreu com tranqüilidade em todo o País. Para operacionalizar o Exame, aplicado em 2.323 locais de prova de 608 municípios de todas as unidades da Federação, foram mobilizadas 117.160 pessoas, sendo 2.433 coordenadores de locais de prova, 99.932 fiscais e 14.795 pessoas para apoio logístico. Do total de inscritos, 86% foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição.
Pela primeira vez, o Exame foi aplicado nas Unidades Internas da Fundação de Bem-Estar do Menor (Febem). Foram inscritos 141 internos de 41 unidades da Febem do Estado de São Paulo. Também estavam inscritos para participar do Enem, 237 detentos de dez penitenciárias do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O Inep prestou, ainda, atendimento a 199 portadores de necessidades especiais.
O Enem é um exame interdisciplinar e contextualizado, que avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica em cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade. Também é utilizado como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior por 455 instituições, sendo 52 públicas.
Resultados Cada participante receberá, a partir do dia 16 de novembro, no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados. Constarão, nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas. Os alunos que informaram o número do CPF na ficha de inscrição terão acesso exclusivo pela Internet ao Boletim Individual de Resultados.
As escolas que tiverem mais de 90% de seus alunos matriculados na terceira série do ensino médio presentes ao Enem poderão solicitar um boletim com a média dos resultados do conjunto dos seus estudantes. O documento poderá ser solicitado pelo e-mail enem@inep.gov.br.
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