Notícias
Notícias Enem
Enem 2002: prazo para a segunda etapa das inscrições é de 02 a 10
Notícias do Enem
Poderão se inscrever, de 2 a 10 de maio, alunos que já terminaram o ensino médio e alunos de escolas públicas que não puderam fazer a inscrição devido à greve
Quem já terminou o ensino médio, tanto em escola pública como privada, poderá se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2002) entre os dias 2 e 10 de maio em qualquer agência dos Correios. Nas agências dos Correios, o interessado deverá preencher a ficha de inscrição, pagar a taxa de R$ 32,00 e anexar cópia do documento de identidade.
O prazo para a realização das inscrições ao Enem 2002 pela Internet terminou quinta-feira (09), as 21h do dia 9 de maio. |
Este mesmo procedimento deverá ser observado por aqueles que têm direito à isenção da taxa de inscrição. Só que neste caso, deverá ser preenchida a declaração de carência no verso da ficha de inscrição pelo próprio participante quando este for maior de 21 anos ou, abaixo dessa idade, pelo pai ou responsável. Já quem concluiu a Educação de Jovens e Adultos deverá anexar, à ficha de inscrição, a cópia do certificado de conclusão do ensino médio nessa modalidade de ensino.
As inscrições pela Internet só poderão ser realizadas pelos pagantes. Os interessados deverão acessar o endereço na Internet, preencher a ficha, enviar os dados e verificar se a transferência foi efetuada por meio da mensagem de retorno. Em seguida é necessário imprimir o boleto bancário cujo pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária integrada ao Sistema Nacional de Compensação. A inscrição só estará confirmada após recebimento pelo Inep do comprovante de pagamento.
Em todos os casos em que houver pagamento da taxa de inscrição é de responsabilidade do inscrito a guarda do comprovante. Em nenhum caso haverá devolução do valor pago.
Alunos de escolas públicas em greve
Os alunos da terceira série do ensino médio de escolas públicas que não conseguiram efetuar a inscrição ao Enem 2002 na primeira etapa, de 8 a 19 de abril, em função de greve na rede de ensino, poderão se inscrever na segunda etapa, de 2 a 10 de maio.
Os concluintes que estiverem nessa situação deverão fazer a inscrição nas agências dos Correios. Eles continuam a ter direto à isenção da taxa de R$ 32,00. É necessário preencher a ficha de inscrição e anexar uma cópia de documento de identidade.
O estudante deverá ainda utilizar o espaço em branco abaixo da declaração de carência, que está no verso da ficha de inscrição, para assinalar o nome da sua escola, informando que ela estava em greve, e assinar a declaração.
Realização da prova
No dia 25 de agosto, o Enem será realizado em 600 municípios de todo o País, incluindo todas as capitais. No ano passado, o exame ocorreu em 277 cidades. Só no estado de São Paulo a prova acontecerá em 124 municípios, maior número entre as unidades da Federação.
Até o momento o Enem está presente nos vestibulares de 26% das instituições de ensino superior. Dos 1.180 estabelecimentos do País, 312 informaram que utilizarão os resultados da avaliação como critério de seleção aos seus cursos de graduação.
Aderiram formalmente ao exame 37 estabelecimentos de ensino público e 275 privado. O uso da avaliação tem ocorrido de várias maneiras, pois as instituições têm autonomia para definir o seu critério de seleção. Em algumas, o exame conta pontos na primeira fase e, em outras, substitui essa etapa do vestibular. Há também aquelas que reservam vagas aos alunos com as melhores notas no exame.