Notícias
ENEM
Divulgados espelhos das redações do Enem 2020
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta sexta-feira, 28 de maio, as vistas individuais das folhas de redação elaboradas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O acesso deve ser realizado pela Página do Participante. Também foram liberadas as notas dos estudantes que fizeram o Enem para fins de autoavaliação de conhecimento, os “treineiros”.
Com a vista pedagógica da redação, o participante terá a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas pelos corretores: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Vale ressaltar que o processo de correção das redações do Enem é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Instituto, de forma que os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para a correção atendem a critérios de formação inicial, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisores e subcoordenadores. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.
“Treineiros” – Também estão disponíveis, na Página do Participante, as notas de quem fez o exame em busca de autoavaliação. Conhecidos como “treineiros”, esses participantes são estudantes que não terminaram o ensino médio no ano passado e eram menores de 18 anos quando foram aplicadas as provas. Os resultados dos “treineiros” não podem ser usados para acesso à educação superior. Por isso, o Inep divulga essas notas depois dos resultados dos participantes regulares.
Acessibilidade – Ao longo de inúmeras aplicações de exames e avaliações, o Inep adaptou os métodos e recursos para oferecer condições cada vez mais isonômicas aos participantes. Na edição 2020, pela primeira vez, o participante que escreveu a redação em braile teve a prova corrigida no Sistema Braile. Antes, o texto precisava ser ditado. Além disso, participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular puderam solicitar recurso para uso de leitor de tela. No caso de pessoas surdocegas, foram disponibilizados três guias-intérpretes, profissionais especialistas no atendimento a esse público. Já para autistas e surdocegos, o Instituto constituiu banca especial para correção de suas provas e redações.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
As provas do Enem 2020, em sua versão impressa, foram realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Nessa edição o Inep também aplicou, pela primeira vez, o Enem Digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Já o Enem PPL ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data da reaplicação do exame.
Acesse “A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante”
Acesse a Página do Participante
Assessoria de Comunicação Social do Inep