Notícias
ENEM
Divulgado balanço dos resultados do Enem 2021
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em seu portal, nesta quinta-feira, 17 de março, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, versões impressa e digital, bem como para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (PPL).
Entre outras informações, o balanço com os resultados do Enem apresenta dados referentes à logística do exame, ao número de inscritos (ausentes e presentes) em cada aplicação e aos eliminados. Também informa o perfil dos participantes, os resultados por área do conhecimento e os custos da aplicação. A Sinopse Estatística e os microdados do exame serão divulgados posteriormente pelo Instituto.
No documento, é possível verificar a proficiência média da redação, o número de participantes com nota máxima, bem como quantos zeraram por motivos, que variam entre fuga ao tema, cópia do texto motivador, texto insuficiente, prova em branco, entre outros. Também estão disponíveis as proficiências máxima e mínima, além da média de desempenho e dos resultados das provas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), de cada área do conhecimento.
O Enem 2021 (digital e impresso) foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Já a versão PPL ocorreu nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a reaplicação do exame e a aplicação para os participantes isentos e ausentes na edição de 2020 que se inscreveram em nova oportunidade. Os resultados individuais foram divulgados na Página do Participante, em 9 de fevereiro.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.