Notícias
ENEM
Desigualdade regional é tema da redação
O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do participante deve estar fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo, porque disserta sobre um assunto proposto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo, pois defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos.
Correção – As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero. Na cartilha do participante, estão as razões que podem zerar a nota:
- Fuga ao tema proposto ou tipo textual diferente do dissertativo-argumentativo;
- Desrespeito à seriedade do exame, com uso de impropérios ou outras formas de anulação da redação;
- Cópia integral de textos motivadores ou do Caderno de Questões;
- Presença de parte deliberadamente desconectada do texto;
- Texto escrito em língua estrangeira, ilegível ou com menos de 7 linhas.
Enem – Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Acesse “A redação do Enem 2020 – Cartilha do Participante”
Assessoria de Comunicação Social do Inep