Notícias
Enem
Coordenadores municipais do Enem em Minas Gerais são capacitados em BH
Os 188 coordenadores municipais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de Minas Gerais foram capacitados neste sábado, 3, em Belo Horizonte. Ministrado pelo Cebraspe, uma das instituições do consórcio aplicador do exame, composto ainda pela Cesgranrio, o treinamento presencial durou oito horas. A capacitação foi supervisionada por Eunice de Oliveira Ferreira Santos, diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), área responsável pela logística do exame.
O objetivo do evento visou padronizar os procedimentos para garantir uma aplicação segura, sigilosa e isonômica em todo o país. Ou seja, cabe aos coordenadores municipais repassar as orientações informadas no evento, aos coordenadores de local de prova e aos seus assistentes.
Capacitação
– Além do treinamento presencial, todos os envolvidos passam por uma capacitação à distância, já iniciada na última segunda-feira, 29 de agosto, para os coordenadores estaduais e municipais, e disponível, a partir deste sábado, 3, para os coordenadores locais e seus assistentes. Esses, por sua vez, capacitam os chefes de sala e os aplicadores nos dias do exame, que este ano será realizado em 5 e 6 de novembro.
Ao todo, 1726 coordenadores municipais serão capacitados nos 27 estados brasileiros até 17 de setembro. Além de Belo Horizonte, neste sábado também passaram por treinamento os oito coordenadores municipais do Amapá, em Macapá, e os 55 de Santa Catarina, em Balneário Camboriú, ambos pela Cesgranrio. Além de Minas Gerais, a Cebraspe também ficará responsável pelo treinamento dos 56 coordenadores de Goiás, em Goiânia.
Minas Gerais
– O estado é o segundo maior em volume de participantes, atrás apenas de São Paulo. Em suma, 188 municípios terão aplicação da prova para os 948.545 inscritos, ou seja, 11% do total nacional, que é de 8.627.195. O número de inscrições cresceu 9,66% de 2015 para 2016. Já a faixa etária dos participantes, 32% dos mineiros têm entre 21 e 30 anos e 14% tem mais de 30 anos. Do gênero feminino são 58% e 42% do gênero masculino. Nesta edição, 38 participantes solicitaram o uso de nome social, representando 9% do total nacional (406) as quais tiveram a solicitação atendida. Em relação ao atendimento específico, Minas Gerais conta com 7.058 solicitações, sendo a maior parte deles sabatistas e lactantes. Já o atendimento especializado (deficiência física, déficit de atenção e baixa visão), contabilizou 8.698 pedidos.
É também a Unidade de Federação que mais tem equipes envolvidas na segurança e na aplicação das provas:
- Coordenador estadual: 1;
- Coordenadores municipais: 188;
- Coordenadores de local de aplicação (estimado): 1.845
- Assistentes de local de aplicação (estimado): 1.845
- Chefes de sala (estimado): 26.349;
- Aplicadores (estimado): 26.349;
- Fiscais de banheiro (estimado): 7.529;
- Fiscais volantes (estimado): 5.270;
-
Agentes de segurança: 6 mil (diretamente) e 15 mil (indiretamente)
Um dos desafios para a edição de 2016 é treinar as equipes para duas novidades: a identificação digital dos participantes e os procedimentos de vistoria com detector de metais, que serão aplicados em todos os banheiros dos locais de prova.
Enem 2016
– Com 8.627.194 participantes inscritos, esta edição tem quase um milhão de inscritos a mais do que a de 2015, que contou com 7.746.057 candidatos confirmados. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília) e a aplicação terá início às 13h30. O tempo extra de meia hora será dedicado a procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para permitir a todos os presentes entrar em sala e guardar os pertences.
Cerca de 600 mil pessoas estão envolvidas na preparação e aplicação. Segundo dados apresentados na reunião, para a edição de 2016 serão impressas 16 milhões de provas (comum, ampliada, ledor e braile), além de 33 milhões de materiais administrativos.
São 1.727 municípios de aplicação, 17 mil locais de prova e 77 mil malotes, que exigem 6,1 mil rotas de distribuição e 309 mil km percorridos. Para a aplicação das provas estão sendo capacitados 1.772 coordenadores estaduais e municipais, 33.336 mil coordenadores de local de aplicação e assistentes, 476.040 chefes de salas e aplicadores, 20 mil aplicadores especializados e mil coordenadores de unidades prisionais e educativas, responsáveis pela aplicação do Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade, que será realizado em 6 e 7 de dezembro.
Cartão
– O cartão estará disponível exclusivamente na Página do Participante, em data a ser divulgada. A impressão, para apresentação nos dias de provas, não é obrigatória, mas recomendável, para que o candidato tenha as informações em mãos. No cartão constará o local de provas, datas e horários; o número da inscrição; a indicação do atendimento especializado ou específico; opção de língua estrangeira e solicitação de certificação, quando for o caso.
Assessoria de Comunicação Social