Notícias
Enem
Conheça todas as etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Portal do Inep
Principal avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao final da Educação Básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). O Exame foi aplicado pela primeira vez em 1998, com 63 questões e uma redação. Em 2009, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), tornou-se porta de acesso às instituições federais de educação superior. Para isso, passou a ter 180 questões, a ser aplicado em dois dias e a ser corrigido por meio da Teoria de Resposta ao Item. Em 21 edições o Enem já recebeu mais 90 milhões de inscrições. Hoje, os resultados do Enem são usados para acesso a 1.434 Instituições de Educação no Brasil e a 35 em Portugal.
Operação Enem – Todas as etapas do maior exame do Brasil | Versão PDF | Versão Vídeo
Elaboração das questões
A elaboração dos itens (questões) do Enem é um processo com várias etapas e que antecedem em muito a aplicação da prova em si. As questões estão em constante produção e muitas vezes são propostas em anos anteriores à edição do Enem. Isso ocorre porque elas fazem parte de um Banco Nacional de Itens (BNI), um repositório de questões à disposição do Inep para a elaboração das provas.
O processo começa com a publicação de editais de credenciamento de colaboradores que podem ser direcionados a pessoas jurídicas (instituições de ensino) ou pessoas físicas (professores). A partir do credenciamento é realizada uma seleção para classificação dos perfis que passarão a compor o banco de colaboradores. Todos são capacitados para atuarem no processo de elaboração de itens, tomando conhecimento dos critérios estabelecidos no Guia de Elaboração e Revisão de Itens e das matrizes de competências e habilidades das suas respectivas áreas de conhecimento.
Depois de capacitados os colaboradores são convocados para a elaboração de itens. Do momento de elaboração até a sua efetiva aprovação o item passa por um fluxo de revisão que garante a qualidade técnica e pedagógica com vistas à sua seleção para compor um caderno de provas do Enem. São etapas desse fluxo:
a) a elaboração do item;
b) a revisão técnico-pedagógica – desenvolvida por experientes profissionais, em que são analisadas questões de ordem técnica e do próprio conteúdo das áreas;
c) a revisão Inep – realizada por pesquisadores do Inep e/ou por colaboradores convidados para realizar o assessoramento técnico-pedagógico, com o objetivo de validar as etapas anteriores, permitindo assim a inclusão do item no Banco Nacional de Itens (BNI)
O BNI é uma coleção de itens de testes de natureza específica – organizada segundo determinados critérios – disponíveis para a construção de instrumentos de avaliação. A manutenção do BNI depende da entrada constante de itens de qualidade. É do BNI que saem os itens que fazem parte do processo de pré-testagem. O pré-teste é a etapa em que um conjunto de itens é exposto a uma amostra populacional com características semelhantes àquelas que possui o público-alvo do Enem e tem por objetivo a estimação de parâmetros, tais como a dificuldade, o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da questão.
A partir dos resultados obtidos com o pré-teste são realizadas análises estatísticas que permitem calcular esses parâmetros. As questões que atendem aos critérios pré-estabelecidos são então reincorporadas ao BNI e passam a ficar disponíveis para a montagem de provas futuras. As que não obtêm aprovação são descartadas ou encaminhadas para aperfeiçoamento e posterior reaplicação em um próximo pré-teste.
Elaboração das provas
O processo de elaboração das provas é feito com os itens disponíveis no BNI. Nesse processo são levados em conta uma série de quesitos tais como a ampla cobertura das matrizes de competências e habilidades e a diversidade temática e de autores, evitando-se a recorrência em relação a edições anteriores, por exemplo. Além disso, busca-se uma distribuição em relação ao grau de dificuldade dos itens, de forma que a prova possa avaliar participantes posicionados em todos os níveis das escalas de proficiência.
Depois que os itens de cada área do conhecimento são selecionados, a prova passa por uma cuidadosa revisão linguística e, em seguida, é diagramada, quando chega ao formato da aplicação. Todo o processo, com exceção dos pré-testes, ocorre no Ambiente Físico Integrado Seguro, um espaço de segurança máxima dentro do Inep que só pode ser acessado após uma série de procedimentos de segurança. O acesso é restrito a poucos servidores e aos especialistas. A diagramação da prova ocorre em uma sala segura da gráfica.
No final do primeiro semestre, são definidas quais questões vão compor a prova. Os 180 itens são selecionados no acervo de questões do Banco Nacional de Itens. Essa seleção é feita pelos pesquisadores do Inep com auxílio de professores de diversas instituições de Educação Básica e de Educação Superior de estados diversos. Todos os anos o Inep elabora três provas distintas, mas de dificuldade equivalente: uma para a aplicação, outra para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Uma terceira prova de emergência também é preparada.
Matriz de Referência
A prova do Enem é balizada por matrizes de competências e habilidades para cada uma das quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. As matrizes são os documentos que servem como referência para a elaboração dos itens e representam um recorte específico do currículo desenvolvido pelas instituições de ensino para essa etapa da educação, conforme informações dos gestores das redes de ensino sobre o currículo praticado. As matrizes são, portanto, um conjunto de competências e habilidades que se espera que os estudantes tenham desenvolvido ao longo do Ensino Médio.
Assessoria de Comunicação Social