Notícias
ENEM
Começa o período de adesão ao Enem PPL 2023
Começou, nesta segunda-feira, 2 de outubro, o período para adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2023. Os órgãos interessados em aplicar as provas, em suas unidades, têm até 27 de outubro para firmar o acordo junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e indicar o Responsável Estadual.
As instituições devem formalizar o interesse por ofício, a ser enviado para o e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br (o modelo consta anexo ao edital do exame). O documento deve ser assinado pelo secretário de estado responsável pelo órgão de administração prisional ou socioeducativa.
- O Responsável Estadual tem entre suas funções o cadastro de todos os envolvidos no sistema de adesão (Assistentes Estaduais e Responsáveis Pedagógicos), o acompanhamento das atividades e a divulgação de resultados aos participantes.
- É também o interlocutor, junto ao Inep, responsável pela indicação das Unidades Prisionais e Socioeducativas aptas a participarem da aplicação dos exames em observância aos critérios dos editais e em comum acordo com o diretor de cada unidade prisional ou socioeducativa onde serão aplicadas as provas.
Enem PPL — As inscrições para o Enem PPL 2023 começam na próxima segunda-feira, 9 de outubro, e terminam no dia 27 deste mês. Já a aplicação ocorrerá em 12 e 13 de dezembro. As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
Enem — O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Acesse o edital do Enem PPL 2023
Assessoria de Comunicação Social do Inep