Notícias
ENEM
Começa aplicação do segundo dia do Enem 2021
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo, 28 de novembro, o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital. Os participantes terão cinco horas para resolverem questões de ciências da natureza e suas tecnologias — química, física e biologia — e matemática e suas tecnologias.
A aplicação das provas terminará às 18h30 para os participantes regulares e às 19h30 para os que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado. Já aqueles que solicitaram recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) terão duas horas a mais para responder às provas, podendo concluir o exame até as 20h30.
Reaplicação – O participante afetado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, conforme previsto em edital, poderá solicitar reaplicação do Enem 2021 a partir desta segunda-feira, 29 de novembro, pela Página do Participante. Será necessário anexar ao sistema documentação que comprove o motivo do pedido. O prazo se encerra em 3 de dezembro.
O Inep analisará a documentação comprobatória das condições dos inscritos. Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem, no período de 14 a 26 de setembro.
Ausente – Já o participante que faltou ao Enem por motivos que não se enquadram nas condições de reaplicação listadas no edital do exame não devem acessar a Página do Participante para pedir a reaplicação. Nesse caso, a pessoa é considerada ausente.
Quem fez as provas de apenas um dos dias de aplicação e não se enquadra para a reaplicação terá as notas das provas que realizou divulgadas no Boletim de Desempenho Individual. Nesse caso, as notas servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Confira os editais do Enem 2021
Confira as orientações de prevenção à covid-19 para o dia do exame
Acesse a Página do Participante
Assessoria de Comunicação Social do Inep