Notícias
ENEM
Começa aplicação do segundo dia de provas
A aplicação do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impresso começou. Neste domingo, 24 de janeiro, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões de cada área do conhecimento.
Os participantes da aplicação regular têm até as 18h30 para terminar as provas. São cinco horas para resolver as 90 questões. As regras do exame determinam que os participantes só podem deixar a sala de provas, em definitivo, duas horas após o início das provas, ou seja, às 15h30. Só é permitido sair com o Caderno de Questões nos 30 minutos finais da aplicação, a partir das 18h.
É obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame. As exceções são os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.
Primeiro dia – Ao todo, 2.680.697 participantes realizaram a primeira prova da versão impressa do Enem 2020, realizada no dia 17 de janeiro. O número representa 48,5% dos 5.523.029 inscritos no Enem impresso, considerando todos os locais onde houve prova neste primeiro dia de aplicação. O exame foi aplicado em 1.689 municípios. No total, foram 14.447 locais de aplicação e 201.380 salas de prova. Não houve aplicação no estado do Amazonas e nos municípios rondonienses de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura. Com isso, 160.548, 969 e 2.863 inscritos não fizeram provas nestes locais, respectivamente.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) irão unir esforços institucionais, em conjunto com o governo do Amazonas, para a adoção de soluções administrativas alternativas com vistas à realização do Enem nas datas previstas de reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro. Inscritos dos dois municípios de Rondônia também poderão fazer a prova.
Reaplicação – Os inscritos que se sentirem prejudicados por incidentes logísticos durante a aplicação do exame poderão solicitar reaplicação. O pedido deverá ser feito entre os dias 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante, na qual o inscrito também deverá consultar o resultado da solicitação. Os casos serão julgados, individualmente, pelo Inep. A reaplicação do Enem 2020 ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro, mesma data em que se dará a aplicação para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL.
Pessoas que não comparecerem ao segundo dia de aplicação, em virtude do diagnóstico de COVID-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, podem solicitar também a participação na reaplicação das provas. O Inep receberá e analisará esses pedidos, como previsto em edital.
Acesse a Página do Participante
Confira as orientações para o exame
Assessoria de Comunicação Social do Inep