Notícias
ENEM
Começa a reaplicação do Enem 2021
Aplicação do exame começou às 13h30 (horário de Brasília). Participantes devem concluir as provas até as 19h
Publicado em
09/01/2022 13h26
Atualizado em
31/10/2022 11h53
Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep
O primeiro dia de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começou às 13h30 (horário de Brasília), deste domingo, 9 de janeiro. Os participantes devem concluir as provas até as 19h. Aqueles que solicitaram atendimento especializado e tiveram as solicitações aprovadas terão uma hora a mais para responder às provas.
Além da reaplicação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também aplica as provas para os isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade para se inscrever na edição de 2021 e para os inscritos no exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.
Provas – No primeiro dia de aplicação, os participantes resolverão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, que ocorrerá no próximo domingo, 16 de janeiro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.
Enem PPL – As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A única diferença é referente ao local de aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação. O exame é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do Inep