Notícias
Enem
Com novo sistema, Enem 2019 já registrou quatro milhões de inscritos
Quatro milhões de pessoas já estão inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou o número às 20h50 desta segunda-feira, 13 de maio, uma semana após a abertura das inscrições. Quem quiser fazer o exame para acesso à educação superior tem até as 23h59 da próxima sexta-feira, 17 de maio, para se inscrever, exclusivamente pela Página do Participante. Vale o horário de Brasília. Os boletos da taxa de inscrição poderão ser pagos até 23 de maio.
O Inep lançou um novo passo a passo das inscrições, dessa vez em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é explicar o processo e tirar dúvidas das pessoas surdas que pretendem fazer o Enem 2019. O vídeo foi produzido pelo próprio Inep, com a parceria da Comissão de Libras do Enem. O conteúdo exclusivo para a comunidade surda contempla, ainda, uma versão do edital em Libras e uma campanha nas redes sociais. As ações fazem parte do Enem em Libras, uma iniciativa da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep direcionada à comunidade surda que tem a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua.
A inscrição para pessoas com alguma deficiência ou com necessidade de recurso de acessibilidade também está mais fácil este ano. Um dos avanços do novo sistema de inscrição do Enem é o fato das perguntas serem apresentadas de acordo com a resposta anterior do participante. Isso significa que o sistema conduz o participante apenas para as perguntas que ele precisa responder. As etapas da inscrição relacionadas com o atendimento especializado e específico ficaram mais rápidas com as mudanças.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Em 21 edições, o exame já recebeu quase 100 milhões de inscrições.
O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.
Confira o passo a passo da inscrição
Assista à versão em Libras do passo a passo da inscrição
Inscreva-se pela página do participante
Assessoria de Comunicação Social