Notícias
ENEM
Central monitora o Enem 2020 Digital em tempo real
Hoje é o último dia de prova da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Às 7h, parte dos inscritos já se levantou da cama pensando em como será o exame. Enquanto alguns especulam as questões que podem cair e se organizam para realizar o Enem, os mais de 4 mil laboratórios começam a ser preparados para receber as 93.079 provas em seus computadores. A partir de então, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acompanha, em tempo real, cada procedimento de técnicos, colaboradores e participantes nas 104 cidades brasileiras que recebem o exame. Tudo acontece por meio da Central de Monitoramento do Enem Digital.
Na véspera do exame, o Inep monitora detalhes que vão desde o envio das provas dos servidores da autarquia para os computadores nos locais de aplicação até a movimentação nas redes sociais para averiguar quais assuntos repercutem a respeito do exame. No início da manhã, os técnicos preparam os laboratórios e certificam-se de que todas as máquinas estão prontas para baixar as provas. A partir das 8h, nas sedes do Inep, em Brasília, e da Fundação Cesgranrio — integrante do consórcio aplicador, juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) —, no Rio de Janeiro, cada computador é monitorado.
Após a instalação das provas nos computadores, a atenção volta para o início da aplicação, às 13h30. Neste momento, a central acompanha a abertura da prova por cada um dos participantes, com o objetivo de evitar irregularidades. Durante a tarde, qualquer procedimento realizado no sistema é registrado, incluindo o início do exame, as pausas que cada inscrito faz, até a entrega das provas e o envio das respostas de cada participante de volta ao servidor do Inep. Caso haja qualquer irregularidade, os coordenadores dos locais de aplicação são imediatamente acionados para verificar o ocorrido.
A Central de Monitoramento conta com especialistas de diversas áreas ligadas à tecnologia. Segurança da informação, banco de dados, rede de computadores, aplicações, administração de dados, gestão de projetos e business intelligence são algumas delas. Cerca de 70 profissionais, divididos entre as sedes do Inep e da Cesgranrio, monitoram o passo a passo do exame. Ao longo da aplicação, a central também monitora possíveis ataques cibernéticos. De acordo com o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, “foi demonstrado, no primeiro dia de aplicação do Enem Digital, que a segurança no processo da aplicação mostrou resultados positivos, contribuindo para a lisura e a isonomia do exame”.
Consolidação gradual – Da aplicação em modelo-piloto à consolidação, o exame tem pela frente cinco anos até se tornar totalmente digital. A partir da estreia das aplicações em computador, com o Enem 2020, o Inep inicia o ciclo de implementação gradual da versão digital do exame até 2026. O objetivo é oferecer um exame pautado em avanços pedagógicos e logísticos. Com a realização do exame por computador, o Inep espera aplicar o Enem em mais municípios, gerando mais oportunidades aos brasileiros. Os avanços relativos à dinâmica e à frequência de aplicação também pautam a implementação gradual, com a possibilidade da realização de diversas provas ao longo do ano, inclusive por agendamento. O novo modelo também é uma forma de incentivar as escolas a implementarem plataformas digitais para os alunos, além de estimular iniciativas de introdução dos estudantes à cultura digital, por parte das redes de ensino.
Enem 2020 – O Inep iniciou o processo de transformação do Enem, em 31 de janeiro, com o primeiro dia de aplicação do Enem 2020 Digital. Pela primeira vez, os participantes realizaram provas digitais. Mais de mil instituições fazem parte da rede de postos aplicadores do exame. O segundo dia de aplicação ocorre neste domingo, 7 de fevereiro. Nesta edição, a inscrição foi opcional. Com isso, os participantes puderam optar entre o modelo digital, para o qual o Inep ofereceu mais de 100 mil vagas, e a prova em papel.
Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além do Enem Digital, o Inep aplicou o Enem 2020 impresso em 17 e 24 de janeiro.
Assessoria de Comunicação Social do Inep