Notícias
Notícias Enem
Cartilha traz orientações para exame em unidades prisionais
Representantes de unidades prisionais e socioeducativas e das secretarias estaduais de Educação, além de coordenadores de aplicação nos estados, estão reunidos nesta terça-feira, 24, em Brasília, para o lançamento da cartilha com instruções para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a pessoas privadas de liberdade. O encontro, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conta com 135 participantes.
Além do lançamento da cartilha, serão tratados temas como as informações históricas sobre o exame em unidades prisionais e socioeducativas, objetivos e características específicas, importância da prova para os participantes, processo e peculiaridades da aplicação, entre outros.
Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, a aplicação do Enem a pessoas privadas de liberdade é um passo decisivo para um país mais justo. "Temos um déficit muito grande e precisamos ofertar oportunidades para esse público também", afirmou. Costa também ressalta a especificidade e a complexidade da realização da prova para pessoas privadas de liberdade. "Realizar a prova no sistema prisional ou socioeducativo não é a mesma coisa que em um colégio", disse.
Além do presidente do Inep, o lançamento da cartilha contou com a presença do diretor de planejamento e gestão do instituto, Dênio Menezes; do diretor de políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos do Ministério da Educação, Mauro José da Silva, e da coordenadora de apoio ao ensino do Ministério da Justiça, Débora Renata de Paiva Cunha.
"Estamos pela primeira vez conseguindo realizar um encontro nacional. É uma oportunidade de alinhar os procedimentos que serão fundamentais na aplicação do exame", destacou Menezes.
Edital — Os órgãos de administração prisional e socioeducativa do país têm prazo até as 23h59 de 25 de outubro próximo para firmar termo de compromisso, pela internet, com o Inep para aplicação do Enem de 2013 em suas unidades. Este ano, as inscrições para privados de liberdade devem ser realizadas entre as 10 horas de 7 de outubro e as 23h59 de 5 de novembro. As provas serão realizadas em 3 e 4 de dezembro.
De acordo com o edital, o termo de compromisso, assim como as inscrições, deve ser firmado na página do Inep na internet. O Edital do Inep nº 8/2013 , sobre a realização do Enem de 2013 para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira, 23.
Confira a cartilha com as orientações para aplicação do Enem a privados de liberdade.
Assessoria de Comunicação Social do Inep