Notícias
Notícias Enem
Boa interpretação de textos e imagens pode levar ao sucesso
Após um ano de muito estudo, Letícia dos Santos conquistou seu objetivo: fez uma excelente prova no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, ingressou no curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo a estudante, aprender principalmente a interpretar textos e imagens é o segredo da prova do Enem.
Letícia conta que, como sempre gostou de livros, não teve dificuldades para, um ano antes do exame, começar a ler revistas de atualidades, o que a auxiliou a fazer uma boa interpretação dos conteúdos das provas. "Mas não é só isso. Eu estudava todos os dias, incluindo finais de semana. Como cursava ensino médio e técnico em período integral, tive que arrumar tempo para me dedicar ainda mais ao Enem. Mas graças à ajuda de simulados via internet, provas anteriores e vídeos-aula, tudo deu certo", explica a estudante.
Ele relata, ainda que, no período de preparação para o Enem, fazia uma redação a cada 15 dias, com temas da época. "Contei com a parceria da minha professora de português para corrigi-las pra mim", diz Letícia.
Cuidados – Agora imaginem a situação de um participante do Enem ter estudado tanto quanto Letícia e na hora da prova ser eliminado por algum descuido ou esquecimento. Para evitar esse tipo de decepção, alguns cuidados são bem importantes.
Além do cartão de confirmação e o documento oficial de identificação, os participantes precisam se lembrar de levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para fazer o exame, já que o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.
Demais materiais, como lápis, borracha, lapiseira, celulares, relógios e calculadoras devem ser depositados na embalagem porta-objetos. Esta será distribuída a todos os participantes antes do início da prova e deverá ser guardada embaixo da cadeira.
Eliminação – Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante será motivo suficiente para a eliminação na prova, assim como utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos; utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro e similares; deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame; receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.
Além disso, os participantes só poderão levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos candidatos a terminar a prova só serão liberados juntos e depois de assinar a ata de sala.
Prova – As provas do Enem ocorrem nos próximos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, os participantes terão 4h30 para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão 5h30 para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, sendo que as duas últimas também terão 45 questões cada.
Assessoria de Comunicação Social do Inep