Notícias
ENEM
Aberto o prazo para recurso de atendimento no Enem 2021
Está aberto o prazo para interpor recurso frente ao resultado do pedido de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os inscritos que tiveram as solicitações indeferidas têm até as 23h59 da próxima sexta-feira, 30 de julho, para pedir uma nova análise da documentação comprobatória. O período para entrar com recurso começou nesta segunda-feira, 26 de julho. O procedimento deve ser realizado pela Página do Participante. Os resultados desses recursos serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 4 de agosto.
Ao interpor recurso, o participante deve anexar novos documentos para comprovar a necessidade do atendimento. O inscrito deve informar as condições que motivam a solicitação e inserir a documentação com nome completo e descrição do diagnóstico, além do código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento precisa conter a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão avalizado.
Login único – Para verificar os resultados das solicitações e entrar com possíveis recursos, na Página do Participante, é necessário ter o login único dos portais gov.br. Caso o inscrito não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal, informando o número do CPF e seguindo as instruções que forem apresentadas.
Acessibilidade – Como novidade para este ano, a versão digital terá recursos de acessibilidade. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado poderão realizar, por exemplo, prova ampliada e superampliada. Todos os participantes com atendimento especializado no Enem Digital também contarão com a funcionalidade de prova com contraste.
Ainda será permitido que os inscritos usem materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador, caso seja necessário. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas acessíveis também são recursos previstos no edital da modalidade digital. Com exceção da prova com contraste, todos esses recursos também são disponibilizados na versão impressa.
Enem 2021 – Ao todo, 3.109.762 pessoas tiveram as inscrições confirmadas no Enem 2021. O número corresponde ao total de participantes das duas versões do exame (impressa e digital). O Inep registrou 3.040.871 inscritos para a versão em papel. Para a modalidade digital, que teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas durante o período de inscrições, foram confirmados 68.891 participantes. As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro. Cabe destacar que, nesta edição, ambas as versões terão itens de prova iguais e mesmo tema de redação.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Confira o edital do Enem 2021 impresso
Confira o edital do Enem 2021 impresso em Libras
Confira o edital do Enem 2021 digital
Confira o edital do Enem 2021 digital em Libras
Acesse a Página do Participante
Assessoria de Comunicação Social do Inep