Notícias
Enem
1º Encontro Nacional dos Supervisores da Correção da Redação do Enem ocorre neste sábado, 20, em Brasília
Neste sábado, 20 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove o 1º Encontro Nacional dos Supervisores da Correção da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O objetivo é apresentar o programa de treinamento e alinhar a equipe de 288 supervisores para as próximas etapas do processo: as capacitações presenciais e a própria correção. O Encontro ocorrerá simultaneamente em 14 cidades-polo, entre elas Brasília (DF). Os supervisores serão capacitados pelos 32 subcoordenadores que se dividem entre São Paulo e os 16 polos de correção.
Este ano, a correção da redação do Enem será feita pela Fundação Getúlio Vargas, que já selecionou a equipe com mais de seis mil especialistas. Além dos subcoordenadores e supervisores, também atuam no processo auxiliares e avaliadores, inclusive aqueles especializados na correção de provas de participantes surdos e disléxicos. A seleção foi baseada no desempenho na capacitação a distância, já finalizada. Os treinamentos presenciais dos avaliadores serão realizados em novembro, após a aplicação do Exame. Isso permitirá que todos os envolvidos no processo de correção – que já passaram por uma capacitação a distância – sejam treinados a partir das especificidades do tema do Enem 2018, que será revelado apenas em 4 de novembro, data da aplicação da redação.
No início de outubro o Inep divulgou a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018, disponível em PDF. Pelo segundo ano há também uma versão em Libras, para deficientes auditivos e surdos. Publicada anualmente, a “Cartilha da Redação”, como também é conhecida, vem sendo aprimorada para tornar a metodologia de avaliação da redação mais transparente. Está mais evidente, por exemplo, o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas. A Cartilha detalha todas as competências avaliadas e explica quais critérios serão utilizados nas correções dos textos. Além disso, traz redações que obtiveram pontuação máxima no Enem 2017, com comentários. A ideia é apresentar exemplos positivos que contemplaram todos os critérios máximos de correção pelos diferentes corretores.
Regras – A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, o participante deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.
A redação do Enem é corrigida por, pelo menos, dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. O desempenho do participante é avaliado de acordo com as cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas.
Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018
Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018 em Libras
Assessoria de Comunicação Social