Notícias
ENCCEJA
Saiba quem deve pagar a inscrição do exame
Quem não fez a justificativa ou teve o pedido reprovado só tem a inscrição confirmada após pagar a taxa de ressarcimento, no valor de R$ 40, até o dia 27 de janeiro. O boleto fica disponível na Página do Participante, pouco tempo depois da inscrição, e pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. Nesses casos, a inscrição no Encceja 2020 será confirmada somente após o pagamento da taxa.
Para quem nunca se inscreveu no Encceja, não faltou ao último ano, ou faltou, mas conseguiu comprovar o motivo da ausência, a inscrição é finalizada com uma mensagem de confirmação. Nenhum boleto é gerado para esses casos.
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para fazer o exame, os participantes precisam ter, no mínimo, 15 anos para tentar o certificado do ensino fundamental e 18 anos para buscar a certificação do ensino médio. No caso dos maiores de 18, é possível fazer as provas do ensino médio mesmo sem ter a conclusão do ensino fundamental. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o exame no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal.
Confira algumas orientações importantes sobre o exame:
- O participante não precisa estar frequentando ou ter frequentado a escola para participar do exame. A prova é aberta a todos os que quiserem buscar certificação, independentemente de terem frequentado a escola algum dia ou não, desde que tenham 15 anos completos (para o certificado do ensino fundamental) ou 18 anos completos (para o certificado do ensino médio) no dia do exame.
- O participante pode escolher, no sistema, em quais áreas de conhecimento deseja se inscrever para o Encceja e selecionar aquelas nas quais ainda não tenha obtido nota mínima em edições anteriores do exame. Quem já tem declaração parcial de proficiência em alguma área do conhecimento não terá a opção de selecionar essa opção durante a inscrição.
- É possível obter o certificado em uma única edição, conquistando a nota mínima nas quatro áreas de conhecimento e redação, ou ir acumulando as declarações parciais de proficiência até ter nota em todas as áreas e, assim, pedir o certificado.
- Tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, o exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.
- Os participantes com mais de 18 anos podem obter o diploma do ensino médio, mesmo sem terem concluído o fundamental.
- Será obrigatório o pagamento do boleto, no valor de R$ 40, apenas para quem se inscreveu, faltou e não justificou a ausência no Encceja 2019.
Local de prova – O participante escolhe, durante a inscrição, o município onde irá realizar o exame. Feito isso, é necessário acompanhar a situação de inscrição e a divulgação do local de provas no Sistema Encceja. Após realizar a inscrição, para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acompanhar a situação da inscrição. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência nos acessos aos sistemas. O procedimento faz parte da unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. Com isso, é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços.
O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação de Inscrição no sistema do exame, semanas antes da aplicação. O cartão informará número de inscrição, data, hora e local de realização das provas, indicação das áreas de conhecimento e da etapa de ensino, solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, se for o caso, além de indicação da Secretaria de Estado de Educação ou do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que pleiteará a certificação.
Encceja – O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja.
Assessoria de Comunicação Social do Inep