Notícias
ENCCEJA
Saiba o que pode ser levado no dia do exame
A lista de objetos permitidos durante a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 tem novidades em relação à última edição. As mudanças vão ao encontro, principalmente, dos cuidados relacionados à covid-19. Com isso, máscara, frasco de álcool e luvas são alguns dos itens que poderão ser levados pelos mais de 1,6 milhão de participantes esperados para a prova no próximo domingo, 29 de agosto. Será obrigatório portar máscara e caneta de tinta preta de material transparente, além do documento de identificação. O Cartão de Confirmação de Inscrição é opcional, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que ele também seja levado.
O uso da máscara é obrigatório desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para alguns perfis de participantes (previstos no edital), como os com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, desde que indicado na inscrição. Cada participante, inclusive, poderá levar máscaras para trocar o equipamento de proteção ao longo do exame.
Também é permitido levar frasco de álcool líquido ou em gel, apesar de todas as salas contarem com o produto disponível. Além disso, os participantes poderão usar luvas durante a realização das provas. É recomendado que cada um leve a própria garrafa de água para consumo (não precisa ser em material transparente). Os itens serão vistoriados por aplicadores fiscais, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19.
Vale destacar que as pessoas com sintomas de covid-19 não devem comparecer ao local de provas. A orientação do Inep é para que esses participantes solicitem a reaplicação do exame. Para isso, é preciso fazer a solicitação até as 12h da próxima sexta-feira, 27 de agosto, e comprovar a condição, por meio do Sistema Encceja, com documento comprobatório, conforme especificado no edital.
Atendimento especializado – Os participantes que tiveram os pedidos de atendimento especializado aprovados pelo Inep poderão levar determinados objetos e contar com recursos específicos. No caso da pessoa que solicitou atendimento para cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular ou outra condição, é permitido utilizar materiais próprios, como máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo.
Caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio também são itens permitidos. Todos esses objetos serão vistoriados pelos aplicadores. Entre as exceções dos itens e recursos que não passarão por vistoria estão: cão-guia, medidor de glicose e bomba de insulina.
Outros objetos – Antes de entrar na sala de provas, o participante precisará guardar, no envelope porta-objetos, itens como Declaração de Comparecimento, telefone celular e outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos, como tablet, pulseiras e relógios inteligentes. Artigos religiosos, como burca, quipá e outros, poderão ser usados normalmente, mas serão revistados, como prevê o edital do exame.
Orientações – Diante do cenário atual de pandemia, o Inep elaborou o documento “Orientações gerais de prevenção à covid-19”. O objetivo é orientar os participantes a respeito dos procedimentos a serem adotados antes e durante os exames aplicados pelo Instituto.
As instruções podem ser acessadas no portal da Autarquia. O documento também traz instruções sobre o que é permitido levar nos dias de exame e orienta os participantes sobre como se portar nos locais de prova. Além disso, conta com informações a respeito do uso de máscaras e sobre a higienização das mãos, por exemplo, além de pontuar as medidas a serem tomadas para evitar contaminação.
Encceja – A participação no Encceja é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. No caso do Encceja 2020, ao todo, 301.438 participantes farão provas para obter certificação do ensino fundamental e 1.328.608, do ensino médio.
O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Embora seja aplicado pelo Instituto, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.
Confira as orientações para o dia do exame
Confira o documento “Orientações gerais de prevenção à COVID-19” para exames do Inep
Saiba mais sobre o Encceja
Assessoria de Comunicação Social do Inep