Notícias
ENCCEJA
Saiba como são definidos os locais de prova do Encceja
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 para mais de 1,6 milhão de pessoas, no dia 29 de agosto. A aplicação ocorrerá em 622 cidades brasileiras. As informações sobre os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado no Sistema Encceja. Mas, afinal, como são determinados os lugares em que cada inscrito realiza o exame?
Alguns critérios específicos são utilizados para distribuir e ensalar os participantes, de acordo com os locais selecionados para a aplicação. Consideram-se os inscritos confirmados, as cidades solicitadas para realização da prova e o endereço de residência dessas pessoas. Os atendimentos especializados e recursos de acessibilidade necessários para a aplicação também são fatores preponderantes na distribuição dos participantes, no que diz respeito, especialmente, à estrutura do local. As provas acessíveis, por exemplo, são aplicadas em salas separadas, para garantir a aplicação isonômica e adequada a cada um dos inscritos.
A partir desse conjunto de informações, a instituição aplicadora, por meio de um sistema, faz o ensalamento, seguindo critérios georreferenciados. O objetivo é deixar o participante o mais próximo possível do local onde mora, considerando os locais de aplicação do exame. Definidos os locais, a relação dos inscritos e das respectivas salas é encaminhada à gráfica, que imprime as provas já com o nome do participante, o número de inscrição e o local de aplicação especificados.
Cartão de Confirmação de Inscrição – No cartão, o participante pode confirmar a data e o horário da prova, assim como o número de inscrição. O documento também registra se o participante deve ser tratado pelo nome social ou contar com atendimento especializado, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação do exame.
Encceja 2020 – Ao todo, 301.438 participantes farão provas para obter certificação do ensino fundamental e 1.328.608, do ensino médio. A participação no Encceja é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.
Referência – Além de possibilitar a certificação e a continuidade na trajetória educacional, o Encceja oferece parâmetros para que o participante possa se avaliar e, assim, ter uma orientação para a continuidade da formação e para a colocação no mercado de trabalho. O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Com isso, estabelece uma referência nacional para avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
Entre outras finalidades, o Encceja também possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar. Desse modo, o exame serve de baliza para a implementação de procedimentos e políticas, visando à melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como ao aperfeiçoamento do processo de certificação. Os resultados das provas também viabilizam o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Encceja – O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. Embora seja aplicado pelo Inep, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.