Notícias
ENCCEJA
Saiba como fazer sua inscrição para o Encceja 2020
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Encceja 2020 no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal. Inscritos que não justificaram a ausência na edição de 2019 ou tiveram a justificativa reprovada deverão ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 27 de janeiro. A cobrança será gerada pelo sistema ao final da inscrição. A GRU poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos. Nesses casos, a inscrição no Encceja 2020 será confirmada somente mediante o pagamento da taxa.
Confira o passo a passo para realizar a inscrição:
1 - Acesse o Sistema Encceja e clique em “Inscrição 2020”.
2 - Preencha os campos com CPF, data de nascimento e responda à pergunta de verificação. Em seguida, clique em enviar.
3 - Termine de preencher os dados pessoais e em seguida clique em “Próximo”.
4 - Após isso, responda se serão necessários recursos de acessibilidade.
5 - Caso necessite, especifique a condição:
6 - Após confirmar os dados, selecione a etapa de ensino que busca para certificação, o local da prova e a instituição certificadora. Em seguida, clique em “Próximo”.
7 - Confirme as informações e marque a opção que declara que todas as informações estão corretas. Após confirmar, clique em “Próximo”.
8 - Responda ao questionário socioeconômico. Atenção: não será possível alterar o questionário após selecionar a opção “Confirmar”.
9 - Preencha o telefone para contato e o e-mail e clique em “Salvar”.
10 - Pronto! Após essa etapa, sua inscrição estará finalizada.
Acesso – É importante lembrar que, após realizar a inscrição, para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acompanhar a situação da inscrição. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência nos acessos aos sistemas. O procedimento faz parte da unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. Com isso, é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços.
Confira o edital do Encceja 2020
Assessoria de Comunicação Social do Inep