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Saiba como acessar o cartão de confirmação do Encceja
Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema Encceja. O documento informa número de inscrição, data, horário e local da prova. Também apresenta orientações para a realização do exame, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Encceja 2020 no dia 29 de agosto.
Ao acessar o cartão de confirmação, é importante que o participante fique atento ao horário do seu exame e às orientações de prevenção à covid-19 adotadas pelo Inep. Além disso, é necessário verificar o nível de conclusão da sua certificação (fundamental ou médio). Vale lembrar que o Cartão de Confirmação de Inscrição é o documento oficial que orientará os participantes para o exame. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o inscrito leve o cartão no dia da prova.
Para acessar o cartão no Sistema Encceja, o participante precisa estar cadastrado na plataforma do Governo Federal e ter em mãos seu login único e senha de acesso. Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.
Confira o passo a passo para imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição:
1 - Para visualizar ou imprimir o cartão, basta acessar o Sistema Encceja e selecionar a opção “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”.
2 - Inserir o número de CPF e clicar em “Avançar”.
3 - Em seguida, informar a senha do login único e selecionar a opção “Entrar”.
4 - Na barra esquerda, selecionar a terceira opção “Local de Prova/Cartão Confirmação”. Em seguida, será aberta a página com as informações de inscrição e realização da prova. O participante deve conferir todas as informações, especialmente o horário e o local do exame, bem como o nível de certificação.
5 - Em seguida, clicar no botão “Imprimir”.
Confira o passo a passo para recuperação da senha:
1 - Para recuperar a senha do login único, o participante deve acessar a página do Governo Federal acesso.gov.br, inserir seu CPF e clicar em “Avançar “.
2 - Na página seguinte, basta selecionar a opção “Esqueci minha senha”.
3 - Aparecerá um desafio para o sistema confirmar que o usuário não é um robô. Em seguida, o participante deve clicar em “Avançar”.
4 - No próximo passo, o usuário precisa indicar uma das opções apresentadas pelo sistema para gerar uma nova senha e apertar o botão “Avançar”.
5 - Pronto! Após essa etapa, o usuário poderá recuperar sua senha.
Acesso – O login e a senha únicos são necessários para acompanhar a situação da inscrição no exame. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência nos acessos aos sistemas. O procedimento faz parte da unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. Com isso, é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços.
Encceja – O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. Embora seja aplicado pelo Inep, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.