Notícias
ENCCEJA
Publicadas cartilhas do participante do Encceja 2023
Estão disponíveis, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as cartilhas do participante do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023: Redação – Ensino Fundamental e Redação – Ensino Médio. Os dois materiais apresentam, em cada capítulo, um dos critérios avaliativos da prova de redação do Encceja, de modo a permitir que o participante conheça o funcionamento do processo avaliativo. Com isso, o participante terá uma visão abrangente do que é julgado na prova.
As cartilhas também apresentam os números do Encceja, explicações sobre a correção da redação, bem como as situações que levam à nota zero. Outro ponto explicado nas publicações são as competências avaliadas na dissertação, sendo quatro avaliadas no ensino fundamental e cinco no ensino médio. O participante também pode conferir nos materiais exemplos de redações que atendem aos critérios propostos.
Aplicação – O Encceja 2023 será aplicado no dia 27 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. O exame ocorrerá em dois turnos para as duas etapas de ensino.
No período da manhã, os participantes terão quatro horas para realizarem as provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Aqueles que buscam a certificação no ensino fundamental serão avaliados em ciências naturais e matemática. Para o ensino médio, serão verificados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias.
No período da tarde, a aplicação terá cinco horas de duração. Para os participantes que buscam a certificação no ensino fundamental, serão aplicadas as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. Já para a certificação no ensino médio, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e ciências humanas e suas tecnologias.
Encceja – O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Confira a cartilha do ensino fundamental
Confira a cartilha do ensino médio