Notícias
Encceja Notícias
Prorrogadas as inscrições para brasileiros residentes no exterior
O prazo para as inscrições no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2016 no exterior foi prorrogado até esta terça-feira, 5. Organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação é destinada a brasileiros residentes fora do país que não puderam concluir o ensino fundamental ou médio na idade esperada.
A inscrição, gratuita, deve ser efetivada via internet. Os consulados brasileiros relacionados no edital do exame terão computadores disponíveis para que pessoas sem acesso à rede possam participar.
Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização das provas. No caso da certificação para o ensino médio, a idade mínima necessária é de 18 anos completos, também no dia da aplicação do Encceja.
Localidades — Este ano, o Exame promoverá as avaliações nos Estados Unidos (Boston e Nova York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris) e Japão (Nagoia, Hamamatsu e Ota). A aplicação nesses países caberá às representações diplomáticas brasileiras locais, em parceria com o Inep.
Os exames para o ensino fundamental ocorrerão no dia 28 de maio próximo, nos turnos matutino e vespertino, de acordo com as áreas de conhecimento selecionadas. Para o ensino médio, em 29 de maio, também de manhã e à tarde.
PPL — No Japão e na Guiana Francesa, serão abertas também inscrições para pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL). As provas ocorrerão em Tóquio e Caiena, no período de 30 de maio a 10 de junho, em unidades prisionais.
Provas — O exame do ensino fundamental terá quatro provas objetivas, com 30 questões cada uma, divididas nas áreas de conhecimento:
- Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação (linguagens, códigos e suas tecnologias).
- Matemática.
- História e geografia.
- Ciências naturais.
O mesmo modelo de avaliação será aplicado para a certificação do ensino médio, acrescido da proposta de redação, com provas nas áreas de:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
- Matemática e suas tecnologias
- Ciências humanas e suas tecnologias.
- Ciências da natureza e suas tecnologias.
Mais informações nos editais de abertura e de prorrogação das inscrições. As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet.
Assessoria de Comunicação Social