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Participantes do Encceja 2006 devem procurar resultados nas Secretarias de Educação
Participantes do Encceja 2006 devem procurar resultados nas Secretarias de Educação
As médias obtidas pelos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2006 já foram contabilizadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) divulgou a distribuição das médias em cada uma das áreas avaliadas nos ensinos Fundamental e Médio. Cada participante deve procurar a Secretaria de Educação de sua cidade ou local onde se inscreveu para obter informações acerca dos resultados em cada prova realizada.
A adesão das redes de ensino ao exame de certificação é opcional, formalizada mediante assinatura de Termo de Compromisso de Cooperação Técnica e/ou Convênio com o Inep. Em 2006 participaram 52 Secretarias Municipais de Educação espalhadas pelo País , além das Secretarias de Educação do Tocantins, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. O exame também teve a participação da Fundação Estadual Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel, Funap, de São Paulo, que cuida da educação nos presídios paulistas.
O Encceja tem como principal objetivo a avaliação de competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade própria. Coube ao Inep nesse ano a concepção técnica do exame, assim como viabilizar toda a elaboração da prova, sua logística de distribuição, aplicação e correção. Em contrapartida, as Secretarias de Educação que aderiram ao Encceja decidem pela forma de utilização dos resultados apresentados, com autonomia inclusive para definir qual a nota mínima para conceder certificação. Também é de responsabilidade das Secretarias a emissão dos documentos necessários, quando for o caso, para a certificação de estudos no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em cumprimento ao disposto no inciso VII, do Artigo 24, da Lei nº 9.394/96 (LDB).
O participante do Encceja se inscreve em cada uma das áreas avaliadas, ou seja, pode obter certificação em cada prova separadamente. No Ensino Fundamental foram aplicadas 60.941 avaliações, nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física; História e Geografia; Matemática; e Ciências Naturais. A primeira área foi a mais buscada para a certificação, com 16.510 participantes na prova.
No Ensino Médio a procura por certificação foi maior e mais equilibrada entre as quatro áreas oferecidas, num total de 105.674 provas aplicadas. Foram avaliadas as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Em relação às médias de desempenho, vale lembrar que o Encceja 2006 foi estruturado em metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), como a utilizada nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Portanto, as notas não seguem o padrão tradicional de 1 a 10 conforme percentual de acertos, mas estão estruturadas numa escala de proficiência que, nesta edição, variou de 60 a 180. O nível 100 dessa escala foi tecnicamente sugerido às redes como ponto indicativo de que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação. Porém, é importante destacar que as redes de ensino possuem autonomia para definir seu próprio parâmetro. Confira a seguir a distribuição das médias obtidas pelos participantes da edição 2006 do Encceja, em cada uma das áreas avaliadas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Assessoria de Comunicação do Inep