Notícias
ENCCEJA
Mais de 96 mil fizeram o Encceja PPL 2022
Ao todo, 96.861 (73,34%) dos 132.071 inscritos realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2022. A taxa de abstenção (26,66%) é a menor registrada desde a criação dessa modalidade do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas em mais de 1.600 unidades prisionais e socioeducativas, distribuídas entre as 27 unidades da Federação, nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Nesse período, também ocorreu a reaplicação do Encceja regular.
Os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva da Fundação Getulio Vargas (FGV), empresa aplicadora. Dos inscritos na versão PPL, 78.916 (59,8%) optaram por buscar o certificado do ensino fundamental e 53.155 (40,2%), do médio. A maioria (70,4%) não declarou raça ou cor — 92.974, ao todo. Em relação à idade, a maior parte informou ter entre 21 e 30 anos (45,2%). A faixa etária de 31 a 45 anos representa 39% dos que se inscreveram. Em seguida, vêm os grupos dos que possuem de 46 a 60 anos (7,3%), e 18 a 20 anos (5,8%). Menores de 18 são 1,7% e maiores de 60 correspondem a 1%.
Encceja – A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. No caso do Encceja PPL, o nível de dificuldade é o mesmo do regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Com isso, estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Acesse o edital do Encceja PPL 2022
Assessoria de Comunicação Social do Inep