Notícias
ENCCEJA
Mais de 547 mil pessoas fizeram o Encceja 2022
Mais de 547 mil pessoas realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas no último domingo, 28 de agosto, nas 27 unidades da Federação, em 622 municípios e 4.459 locais, mobilizando mais de 120 mil colaboradores. Ao todo, 1.683.530 se inscreveram para o exame. Desses, 308.648 (18,4%) buscam a certificação do ensino fundamental e 1.374.882 (81,6%), do ensino médio.
No caso do fundamental, foram verificados os conhecimentos em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia. A redação teve como tema “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”. Já para a certificação no ensino médio, os participantes foram avaliados em ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias. O tema da redação para essa etapa de ensino foi “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”.
Reaplicação – O Inep receberá os pedidos de reaplicação do Encceja 2022 até a próxima sexta-feira, 2 de setembro. A oportunidade é voltada apenas aos participantes que tiveram problemas logísticos neste domingo (28) ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, conforme prevê o edital. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja. É preciso inserir, obrigatoriamente, um documento legível que comprove o motivo da ausência.
Justificativa de ausência – Quem faltou à aplicação das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscreveu — por motivos que não constam no edital — não poderá solicitar a reaplicação e deverá justificar a ausência, caso pretenda fazer a próxima edição do exame. O prazo para esse procedimento será divulgado no edital do Encceja 2023, bem como o valor a ser ressarcido ao Inep, caso o participante não justifique a falta.
Encceja – A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. As provas obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação para os níveis educacionais, avaliando competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
Confira o edital do Encceja 2022
Assessoria de Comunicação Social do Inep