Notícias
ENCCEJA
Inscrições para Encceja PPL 2023 vão até esta sexta (4)
Esta sexta-feira, 4 de agosto, é o último dia para inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou Sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2023. Na data também se encerra o prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social. Os procedimentos devem ser realizados até as 23h59, pelo responsável pedagógico, por meio do Sistema Encceja PPL.
O responsável pedagógico deverá acompanhar os trâmites do exame, participando de todas as etapas, desde a inscrição dos interessados até a divulgação dos resultados. Também é atribuição do responsável determinar as salas de provas dos participantes, assim como a transferência entre as unidades, caso seja necessário, dentro do prazo previsto.
As provas do Encceja PPL 2023 serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro, para o ensino fundamental e médio, respectivamente, nas unidades indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa.
Atendimento especializado – Os resultados das solicitações serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 7 de agosto. Os interessados que tiverem os pedidos indeferidos poderão interpor recurso no período de 7 a 11 de agosto.
Encceja – O exame é realizado, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam termo de adesão.
As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade que as provas do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.