Notícias
Encceja
Inep divulga os temas das redações do Encceja
Participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) fazem a prova de redação na tarde deste domingo, 25 de agosto, desde 15h30 (horário de Brasília). Aqueles que tentam a certificação para o ensino médio devem escrever sobre “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”. Já quem busca a certificação do ensino fundamental tem como tema “Novas formas de consumo consciente.” O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou os temas após 30 minutos do início das provas.
O participante deve escrever sobre o tema proposto e obedecer à tipologia textual, neste caso, texto dissertativo-argumentativo. Se o conteúdo não atender às orientações, o participante recebe nota zero na redação. O número mínimo para a avaliação da redação é de cinco linhas; o máximo, para o ensino fundamental, é de 25 e, para o ensino médio, 30. Só serão corrigidos os textos que forem escritos com caneta esferográfica transparente de tinta preta na Folha de Redação. A Folha de Redação sem texto escrito ou com apenas quatro linhas (qualquer que seja o conteúdo) será considerada em branco, ou seja, a nota será zero. Também é proibido escrever qualquer palavra, texto, esboço, desenho ou rasura fora do espaço delimitado para a redação.
Correção – De acordo com o edital do Encceja, a nota da redação poderá ser dada por até três profissionais, os chamados corretores. Em princípio, dois corretores corrigem a redação, sem que um conheça a nota dada pelo outro. Caso a diferença entre as duas notas seja superior a 4 pontos, a redação passa por uma terceira correção, que será a soberana, ou seja, a nota que vai ser considerada no exame. Se a diferença for menor que 4 pontos, a nota será a média das duas primeiras avaliações. Por exemplo, se as notas forem 6 e 9, a redação receberá nota final de 7,5 pontos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que, no período da manhã, o Encceja transcorreu dentro da normalidade. Agora à tarde, os portões foram fechados às 15h15, e as provas tiveram início às 15h30. O exame será encerrado às 20h30. Nenhum participante pode deixar a sala em definitivo em menos de 1 hora. Àqueles que tiveram atendimento especializado terão 60 minutos adicionais de tempo para terminar a prova.
Certificação – Os gabaritos das provas objetivas devem ser divulgados em dez dias úteis. O Inep é o responsável pela aplicação do Encceja, mas não pela certificação. Os resultados individuais dos participantes serão disponibilizados às secretarias estaduais de educação ou aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que aderiram ao Encceja Nacional 2019, listados no Anexo II do edital, para possibilitar o processo de certificação.
O participante deverá procurar a secretaria de educação ou o instituto federal de educação, ciência e tecnologia indicado no ato da inscrição para pleitear a Declaração Parcial de Proficiência e/ou a Certificação de Conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
Encceja – O Inep é responsável pela aplicação do Encceja, no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada.
Assessoria de Comunicação Social