Notícias
ENCCEJA
Finalizada preparação de colaboradores do Encceja 2020
Diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Alexandre Avelino, destacou a importância dos últimos alinhamentos para a aplicação do Encceja 2020, no próximo domingo (29). Créditos: Arquivo/Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta quarta-feira, 25 de agosto, a preparação final dos colaboradores do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Foram realizadas duas lives com a participação de cerca de 4 mil pessoas, entre elas coordenadores estaduais, municipais e de local de aplicação, que atuarão diretamente na aplicação das provas, no próximo domingo (29).
A capacitação para o Encceja 2020 ocorreu nos meses de junho, julho e agosto, em plataforma de educação a distância (EaD). Desse modo, a preparação final teve como objetivo esclarecer as últimas dúvidas e reforçar os procedimentos a serem adotados. Nas lives, foram abordados aspectos como uso da sala extra, identificação dos participantes, casos de eliminação do exame e protocolos de aplicação, entre outras orientações e lembretes gerais.
Segundo o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Alexandre Avelino, os últimos alinhamentos são fundamentais para que o exame ocorra de acordo com o esperado. “Estamos na reta final. Então, dedicamos nossos esforços para trazer aquilo que é crucial e o que foi identificado de dificuldade em relação ao que poderia ocorrer no domingo. Nessa preparação final, buscamos resolver os pequenos ajustes para que a qualidade da aplicação seja assegurada e consigamos atingir os objetivos”, afirmou.
Aplicação – Aproximadamente 50 mil pessoas atuarão diretamente na aplicação do Encceja 2020. O exame ocorrerá nas 27 unidades da Federação. Mais de 1,6 milhão de participantes estão confirmados. Desses, 297.543 farão provas para obter certificação do ensino fundamental e 1.310.593, do ensino médio.
Encceja – A participação no Encceja é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Embora seja aplicado pelo Instituto, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.
Assessoria de Comunicação Social do Inep