Notícias
Notícias Encceja
Exame será aplicado em 378 estabelecimentos prisionais
Exame será aplicado em 378 estabelecimentos prisionais
A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) traz novidades neste ano. Além dos locais onde tradicionalmente o exame é aplicado, nesta edição a prova será também oferecida em 378 estabelecimentos prisionais, permitindo a participação de detentos inscritos.
A lista completa das penitenciárias que aplicarão o exame em 2008 foi divulgada nesta semana pelo Inep. Ela está organizada por estado, município e estabelecimento. "Não é a primeira vez que oferecemos o Encceja nos presídios. Entretanto, neste ano, o número de unidades prisionais que irão aplicar a prova é muito expressivo. Haverá unidades em todos os estados que aderiram ao exame", destacou Dorivan Ferreira Gomes, coordenador-geral do Encceja.
As provas estão marcadas para os dias 13 e 14 de dezembro. A expectativa do Inep é que mais de um milhão de pessoas faça o exame neste ano. As provas têm como principal objetivo possibilitar uma avaliação de competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade considerada apropriada.
Inscrições abertas
As inscrições para o Encceja 2008 vão até o dia 14 de novembro. Elas são gratuitas e podem ser feitas pela Internet ou nas agências dos Correios dos estados e municípios que aderiram ao exame. Dúvidas ou dificuldades poderão ser esclarecidas pelo telefone do Fala, Brasil. O número é 0800 616161.
Caso o participante queira realizar a prova, mas o município onde mora não tiver aderido ao exame, ele poderá se inscrever para o município mais próximo onde ela for aplicada. Pela primeira vez, os interessados poderão se inscrever diretamente na página do Inep, no endereço http://encceja.inep.gov.br/inscricao. Ao clicar na página, o interessado deverá entrar com o nome de usuário e senha. Se o estudante tiver participado nas edições anteriores, os dados serão os mesmos. Se for a primeira participação no exame, é necessário fazer o cadastro.
Os interessados poderão se inscrever para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma das áreas avaliadas e, dessa forma, obter aprovação em cada matéria separadamente. As disciplinas do nível fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia; Matemática; Ciências Naturais. No ensino médio, as provas compreendem as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O exame tem como objetivo avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade própria. O participante faz quatro provas e, atingindo a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na proficiência da etapa de ensino na qual se inscreveu (fundamental ou médio). A idade mínima exigida para o candidato é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o médio.
Assessoria de Imprensa do Inep