Notícias
Notícias Encceja
Encceja será apresentado aos presidentes de conselho
Estados que optarem pela aplicação do Exame deverão assinar termo de adesão com o Ministério da Educação
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será apresentado hoje, dia 17, no Fórum dos Presidentes de Conselhos Estaduais de Educação em São Luiz, Maranhão. No encontro, a diretora de Avaliação para Certificação de Competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, vai explicar o funcionamento do exame aos presidentes dos Conselhos.
O Encceja é uma proposta do Ministério da Educação de construir uma referência de avaliação nacional para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade própria. Ele poderá ser utilizado pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação como instrumento de certificação de conclusão do ensino fundamental e médio. A avaliação será destinada às pessoas, matriculadas ou não em escolas, que estão acima da faixa etária própria para cursar o ensino regular e ainda não concluíram essa etapa da escolarização.
Termo de Adesão
Os estados que tiverem interesse em aplicar o Encceja deverão assinar o termo de adesão com o Inep/MEC até o dia 30 de julho. As Secretarias da Educação poderão estabelecer parceria com Instituições de Ensino Superior Públicas existentes nos respectivos estados para a execução dos procedimentos técnico-administrativos e operacionais necessários à realização do Exame.
O Inep elaborará as provas e os materiais de orientação e prestará assistência técnica em todo o processo, inclusive na correção das provas e na análise dos resultados. Ficará a cargo das Secretarias de Educação que aderirem ao Encceja, a definição e divulgação dos critérios quanto à sua utilização para fins de certificação, inscrições, cadastro dos inscritos, aplicação das provas, divulgação dos resultados. As provas serão aplicadas em novembro.
Assessoria de Comunicação do Inep