Notícias
Notícias Encceja
Encceja será aplicado no Japão e na Suíça
Os brasileiros residentes na Europa e no Japão poderão obter certificação escolar para o ensino fundamental e médio através do Exame Nacional de Certificação de Competências para o Ensino de Jovens e Adultos (Encceja). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) trabalha em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná na realização do exame. O Encceja foi aplicado na Suíça em 2005, no formato piloto, pela primeira vez. No Japão, será a sétima edição do exame.
O Encceja está recebendo inscrições até o dia 26/6 no site oficial do Estado do Paraná (www.pr.gov.br/deja). Podem se inscrever os brasileiros residentes no Japão e na Europa. As regras são as mesmas estabelecidas para o supletivo brasileiro, ou seja, idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. As provas serão aplicadas em datas distintas: 23/9 a prova para o Ensino Fundamental, e 24/9 para o Ensino Médio. Os brasileiros residentes na Europa farão a prova na Suíça.
No site do Inep (http://www.inep.gov.br/basica/encceja/) os candidatos têm acesso aos livros de estudo separados em disciplinas para auxiliar na preparação para a prova. O Inep é reponsável pela elaboração dos itens e dos materiais de orientação, bem como pela assistência técnica em todo o processo, inclusive na correção das provas.
Presídios – O Encceja também será aplicado em unidades penitenciárias para que brasileiros detidos em instituições do Japão e da Europa possam receber a certificação escolar.
Assessoria de Comunicação do Inep